Café Memória abre novo espaço, em Loures

Café Memória abre novo espaço, em Loures

• O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou demência e seus familiares e cuidadores.

• A primeira sessão no novo espaço está agendada para 13 de novembro.

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal têm, a partir deste mês, mais um local de encontro para a realização das sessões do Café Memória, em Loures. Para o mesmo, contam com o apoio da Câmara Municipal de Loures e da Santa Casa da Misericórdia de Loures.

As sessões do novo espaço terão lugar aos segundos sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, no Arquivo Municipal de Loures. A primeira sessão será já no dia 13 de novembro.

Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, destaca: “É com enorme gosto que continuamos a expandir o projeto Café Memória, sobretudo depois de um período tão conturbado. Este é o segundo novo local de encontro que abrimos este ano, o que atesta a premência da iniciativa para a população que enfrenta problemas de demência e os seus Cuidadores.”
Manuela Morais, Presidente da Direção Nacional da Associação Alzheimer Portugal, acrescenta: ?“O Café Memória é uma resposta de proximidade. A possibilidade de realizar estes encontros em vários locais em todo o país é o que torna este projeto tão importante para as pessoas que o frequentam. Muito agradecemos o empenho do município de Loures que se empenhou na assinatura do protocolo que nos permitirá aumentar esta resposta na zona da Grande Lisboa.”
O Café Memória é uma resposta específica para Pessoas com Demência e respetivos Cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

A rede conta atualmente com 22 espaços físicos preparados para receber os encontros em vários pontos do país (Almada, Barcelos, Barreiro, Braga, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em quatro locais, Madeira, Mirandela, Oeiras, Pombal, Porto, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu, e, agora, Loures).

Desde o começo da pandemia, o Café Memória passou também a realizar sessões virtuais, para que as pessoas com problemas de memória ou demência e os seus familiares e Cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. As sessões online continuam a acontecer todos os sábados, às 10h30, com a duração de 1h30. Para participar, basta aceder ao link https://zoom.us/j/7872063580.

No total, a rede Cafés Memória já realizou perto de 1000 sessões presenciais e, desde abril do ano passado, 80 sessões online. Este formato digital tem contado com uma média de cerca de 80 participantes por sessão.