Café Memória tem novo ponto de encontro na Marinha Grande

• O Café Memória é um local de encontro destinado a pessoas com problemas de memória ou Demência e seus familiares e cuidadores.

• A primeira sessão no novo espaço está agendada para 15 de abril.

A Sonae Sierra e a Associação Alzheimer Portugal em parceria com o Rotary Club da Marinha Grande e no âmbito do projeto “Insaniam” que é concretizado com o apoio de várias entidades parceiras locais têm, a partir deste mês, um novo Café Memória a funcionar na Marinha Grande.

As sessões desta nova unidade da Rede Café Memória realizar-se-ão aos terceiros sábados de cada mês, das 10h00 às 12h00, na Associação Cultural e Recreativa da Comeira. O primeiro evento está agendado para o dia 15 de abril e o tema a abordar nesta sessão inaugural será: “Vamos falar sobre a Demência”.

Esta iniciativa é gratuita e não necessita de inscrição prévia.

Elsa Monteiro, Diretora de Sustentabilidade da Sonae Sierra, destaca: “Estamos entusiasmados por poder levar o Café Memória a mais um município, o que só é possível com o inestimável apoio dos nossos parceiros a nível local. O número de Cafés Memória continua a crescer, o que traduz a vitalidade e o mérito desta rede informal de apoio.”

Manuela Morais, Presidente da Direção Nacional da Associação Alzheimer Portugal, acrescenta: “O Café Memória tem como principal objetivo possibilitar a partilha de experiências e suporte mútuo, num ambiente acolhedor, reservado e seguro. Acima de tudo, queremos que as Pessoas com Demência e as suas famílias que residem na Marinha Grande possam desfrutar desta resposta específica sediada na comunidade.”

Para Maria Arminda, Presidente do Rotary Club da Marinha Grande, “O início do Café Memória na Marinha Grande representa uma das mais importantes atividades que o nosso clube, em parceria com o movimento rotário nacional e internacional, está a levar a cabo no âmbito do projeto INSANIAM - Resposta Integrada para a Prevenção e Tratamento não Farmacológico das Demências, Apoio aos Cuidadores e familiares dos Doentes. Estamos muito entusiasmados com mais esta resposta dirigida aos doentes e seus familiares e cuidadores.”

O Café Memória é uma resposta específica para Pessoas com Demência e respetivos Cuidadores, amigos e familiares, que visa reduzir o isolamento social e contribuir para a melhoria da sua qualidade de vida, bem como consciencializar a comunidade para a relevância crescente do tema das demências, diminuindo, assim, o estigma que lhe está associado.

Desde a sua criação há 10 anos, o projeto Café Memória transformou-se numa rede informal de apoio de âmbito nacional tendo realizado mais de 1.100 sessões, com a participação de cerca de 5.000 pessoas e com o apoio de perto de 100 entidades parceiras a nível local e nacional.

A rede conta atualmente com 23 espaços físicos em vários pontos do país (Almada, Barcelos, Cascais, Évora, Esposende, Guimarães, Lisboa – em cinco locais, Madeira, Mirandela, Oeiras, Pombal, Porto, Portimão, Sesimbra, Sintra, Viana do Castelo, Viseu, e agora, Marinha Grande).

Desde o começo da pandemia, o Café Memória passou também a realizar sessões virtuais, para que as pessoas com problemas de memória ou Demência e os seus familiares e Cuidadores pudessem continuar a ter um apoio. As sessões online continuam e acontecem aos sábados, de 3 em 3 semanas às 10h30, com a duração de 1 hora e 30 minutos e realiza-se com o recurso à plataforma Zoom.

Para o efeito, basta aceder à Internet e juntar-se a nós utilizando este link: https://zoom.us/j/7872063580

Sobre a Alzheimer Portugal
A ALZHEIMER PORTUGAL é uma Instituição Particular de Solidariedade Social de âmbito nacional criada há 34 anos para promover a qualidade de vida das Pessoas com doença de Alzheimer e de outras formas de demência, bem como dos seus Familiares e Cuidadores. Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa ativamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos e tratamento. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.

Sobre a Sonae Sierra
A Sierra opera no setor imobiliário com uma abordagem ao negócio integrada que abrange toda a cadeia de valor e os sectores imobiliários. Procuramos plataformas robustas a partir das quais possamos criar estratégias sólidas para retorno de investimento, em distintos pontos do mundo. De espaços comerciais a espaços públicos ou espaços residenciais, da gestão de projetos a projetos chave-na-mão, estamos na vanguarda do conhecimento no setor e somos, por isso, o parceiro ideal para o desenvolvimento de conceitos inovadores.

Atualmente, a Sonae Sierra está presente em 11 países e gere globalmente mais de 8 mil milhões de euros em ativos imobiliários de diferentes setores e usos.

Para mais informação, visite www.sonaesierra.com