CASCAIS ASSINALA SEMANA DA PROTEÇÃO CIVIL DE 27 DE FEVEREIRO A 4 DE MARÇO

Exposição e atividades no Cascaishopping | das 10h00 às 23h00

- Exercício dia 1 de março das 10h00 às 12h00

- Seminário “Sismos e Tsunamis em Cascais”, com a participação do Embaixador do Japão, Nobutaka Shinomiyaque

Para assinalar o Dia Internacional da Proteção Civil, comemorado a 1 de março nos 48 estados membros da Organização Internacional de Proteção Civil, a Câmara Municipal de Cascais organiza, de 27 de fevereiro a 4 de março, com o apoio do Cascaishopping, a Semana da Proteção Civil de Cascais. Os pontos altos da semana vão ter lugar no dia 1 de março, e correspondem a um exercício de busca e resgate, associado a uma colisão entre dois veículos e ainda ao seminário “Sismos e Tsunamis em Cascais”, com a participação do Embaixador do Japão, Nobutaka Shinomiyaque irá falar sobre “Como os Japoneses reagiram ao grande desastre do ano passado”.

Durante uma semana, vai estar patente, no átrio principal da unidade comercial uma exposição que visa dar a conhecer os agentes da Proteção Civil. Este evento conta com a participação das corporações de Bombeiros Voluntários de Alcabideche, Carcavelos-S. Domingos de Rana, Estoril e Cascais, da PSP, GNR, Polícia Marítima, Polícia Municipal, EMAC, BARC - Brigada Autónoma de Resgate Canino, ARC- Associação de Resgate Canino, ANAFS - Associação Nacional dos Alistados das Forças Sanitárias, Câmara Municipal de Cascais e SonaeSierra.

Paralelamente, no espaço interior (átrio e salas de cinema) e exterior do centro comercial decorrem diversas ações destinadas a proporcionar à população um melhor conhecimento da Proteção Civil Municipal e dos seus agentes. São disso exemplo sessões de sensibilização sobre medidas de autoproteção em caso de sismo para escolas e público em geral e demonstrações cinotécnicas e de salvamento de vítimas.

A semana será também marcada por visitas diárias das escolas do concelho à exposição, bem como pela realização de demonstrações das unidades cinotécnica (PSP), de cavalaria (GNR) e de explosivos (GNR) e ainda de um exercício de busca e resgate, associado a um acidente rodoviário.

Em anexo Programa para dia 1 de março e agenda de eventos durante a semana.

Dia da Proteção Civil

1 de Março 10h00 - 12h00 | Exercício “Desaparecidas durante uma visita de estudo” e “Colisão entre autocarro e ligeiro resulta em seis feridos” (parque de estacionamento da loja Toys’r Us Cascais)

Contexto: Duas crianças desaparecem durante uma visita de estudo ao Cascaishopping. São exigidas operações de busca e resgate com a intervenção das equipas cinotécnicas da GNR. Entretanto com o aparato gerado no parque estacionamento ocorre uma colisão entre um veículo pesado de passageiros que fazia transporte de crianças e um ligeiro da qual resultam seis feridos, quatro ligeiros e dois graves que exigem a intervenção das equipas de emergência pré-hospitalar com apoio médico. Toda a operação é coordenada pelo Serviço Municipal de Proteção Civil e envolve as corporações de bombeiros do concelho, GNR de Alcabideche, Polícia Municipal de Cascais, INEM, equipas de apoio psicossocial do município de Cascais e Câmara Municipal (EMAC).

Com este exercício pretende-se testar a prontidão e a capacidade de resposta operacional dos diferentes agentes, serviços e entidades, nas áreas de jurisdição da GNR de Alcabideche e da Câmara Municipal de Cascais; promover a articulação e a coordenação conjunta entre as entidades que detêm responsabilidades no planeamento e gestão de emergência; avaliar e atualizar o Plano Prévio de Intervenção, bem como melhorar a eficácia dos meios do Serviço Municipal de Proteção Civil (SMPC) de Cascais e restantes agentes de proteção civil chamados a intervir e de cada uma das entidades responsáveis pelas ações de resposta às emergências.

Este exercício visa ainda informar, divulgar e sensibilizar a população em geral para as ações de segurança no domínio da proteção do meio marinho, do salvamento marítimo e da proteção civil.

14h30 – 17h30 | Seminário “Sismos e Tsunamis em Cascais”, Centro Cultural de Cascais, com a participação do Embaixador do Japão, Nobutaka Shinomiyaque

Programa

14h30m | Sessão de abertura, Dr. Carlos Carreiras, presidente da Câmara Municipal de Cascais,

1.º Painel: Moderador: Dr. Manuel João Ribeiro, Diretor Serviço Municipal de Proteção Civil de Cascais,