Centro Colombo é mecenas principal da exibição Loops.Expanded em Lisboa

O Centro Colombo é o mecenas principal da edição 2020 da plataforma Loops.Expanded, que está patente, até dia 14 de fevereiro de 2021, no Museu Nacional de Arte Contemporânea (MNAC).

O Loops.Expanded é uma rede internacional de curadores e programadores, criada em Lisboa pela Duplacena, com o propósito de exibir e debater o formato do Loop na videoarte em diferentes países. Este projeto expande o conceito original e inicial do Loops.Lisboa, competição nacional de vídeo que teve 5 edições no Museu Nacional de Arte Contemporânea, entre 2015 e 2019.

A primeira edição do Loops.Expanded, em Portugal, apresenta uma seleção de obras a partir da Open Call Internacional que contou com mais de 250 submissões de 43 países. Dos 17 trabalhos selecionados pela rede de curadores, sete serão exibidos em Lisboa no MNAC, comissariados por Emília Tavares (MNAC), Irit Batsry e Alisson Avila (Loops.Expanded). Os artistas são provenientes do Brasil, Canadá, Colômbia, Israel, Itália e Palestina / Noruega.

Em ciclos individuais de 3 semanas, serão exibidas obras de Shahar Marcus (“Dig”, 2019), Miguel  Escobar (“An Image of a Façade”, 2020), W. Mark Sutherland (“America, a videopoem”, 1988), Emanuele Dainotti (“SANTA MARÍA”, 2018), Kika Nicolela (“Actus”, 2010), Ilaria Di Carlo (“The Divine Way”, 2018) e Hasan Daraghmeh (“The Door”, 2020). O primeiro ciclo, com a obra do israelense Shahar Marcus, segue patente até o dia 25.10, seguindo-se o colombiano Miguel Escobar a partir do dia 27.10.

A programação deste ciclo é o resultado de um trabalho convergente entre os curadores da mostra e do Museu e é acompanhada por um programa paralelo que inclui entrevistas com os artistas, disponibilizadas no canal do Loops.Expanded no YouTube em sincronia com os ciclos de exibição de cada artista. A programação completa está disponível em www.museuartecontemporanea.pt e www.loops-expanded.com.

O apoio do Centro Colombo à primeira edição do Loops.Expanded no MNAC, surge no âmbito da parceria estabelecida entre as duas instituições para o ‘Prémio A Arte Chegou ao Colombo’, apresentado recentemente.

O MNAC é parceiro e membro do júri da primeira edição do Prémio de Arte lançado na 10ª edição da ‘Arte Chegou ao Colombo’, com o objetivo de apoiar artistas emergentes. As candidaturas ao prémio estão a decorrer até dia 30 de outubro, no site www.colombo.pt/artecolombo/ com a apresentação de uma obra de arte original, dedicada ao tema ‘O Impacto da pandemia de Covid-19’.

Sobre o Centro Colombo
O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 m2 de Área Bruta Locável (ABL), dispõe de mais de 340 lojas e possui características únicas que, juntamente com uma oferta variada e exclusiva, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência supra regional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 60 restaurantes, 8 salas de cinema e um IMAX, Jardim Exterior, Health Club, Parque Infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt e na página de Facebook emhttps://www.facebook.com/centrocolombo.