• Sonae Sierra/

Centro Colombo e MNAA – Museu Nacional da Arte Antiga estabelecem parceria para o projecto A Arte Chegou ao Colombo

O Centro Colombo e o MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga assinaram hoje um protocolo de parceria que prevê a criação de duas exposições, no âmbito da segunda edição do projecto A Arte Chegou ao Colombo. A primeira exposição é inaugurada no dia 29 de Março.

A Arte Chegou ao Colombo é um projecto que pretende contribuir para a divulgação e promoção de actividades culturais, assim como aproximar os visitantes do Centro Colombo das diversas manifestações artísticas e promover a sua participação e interacção com obras de arte.

A parceria com o MNAA – Museu Nacional de Arte Antiga vai permitir levar o património artístico ao encontro dos públicos, de uma forma única e inovadora. Neste sentido, vão ser apresentadas, entre Março e Outubro, duas exposições criadas especialmente para este projecto e que preservam a absoluta integridade e dignidade do principal museu nacional e das suas obras.

“Por norma, a Arte fica confinada aos museus, galerias, teatros, mas com este projecto pretendemos alargar esta acessibilidade e proporcionar a todos aqueles que visitam o Centro Colombo a possibilidade de interagirem com a arte antiga portuguesa de uma forma natural e espontânea”, afirma o administrador da Sonae Sierra, entidade gestora do Centro Colombo, João Correia de Sampaio.

“A ideia de levar a arte ao encontro dos públicos (saindo das galerias ou museus) tem sido tentada recorrentemente no quadro da arte contemporânea, mas só excepcionalmente no plano do que designamos de património artístico e nunca em Portugal. O sucesso do modelo seguido pelo Rijksmuseum, que criou um pavilhão no aeroporto de Amesterdão onde são organizadas exposições com cerca de 10 obras de arte das suas colecções, e o do próprio Colombo, que recebe milhares de visitantes/dia, levou-nos a abraçar este projecto”, refere o Director do MNAA, António Filipe Pimentel.

A parceria com o MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga, um dos principais museus nacionais, concretiza assim a segunda fase de um projecto que o Centro Colombo iniciou o ano passado com o Museu Berardo. O projecto A Arte Chegou ao Colombo pretende continuar a alargar aos mais variados movimentos artísticos e parceiros culturais.

Sobre o Centro Colombo:

O Centro Colombo, o maior centro comercial da Península Ibérica, dispõe de mais de 400 lojas e possui características únicas com uma fabulosa variedade de oferta. Com uma área de abrangência supra-regional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 60 restaurantes, 10 salas de cinema, Jardim Exterior, um Health Club, mais de 10 serviços de apoio ao cliente, um parque de diversões coberto e as maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes.

O Centro Colombo é activo no cumprimento do projecto PERSONÆ, que se centra na consolidação de uma cultura de prevenção e antecipação de acidentes, com enfoque no comportamento responsável de cada indivíduo através de valores comuns adoptados por toda a organização e com o objectivo de atingir a meta "zero acidentes".

Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt

Sobre o MNAA-Museu Nacional de Arte Antiga:

Criado em 1884, o MNAA - Museu Nacional de Arte Antiga abriga a mais relevante colecção de arte do País. Pintura, escultura, artes decorativas, portuguesas, europeias e da Expansão, desde a Idade Média até ao século XIX, incluindo o maior número de obras classificadas como “tesouros nacionais”. Entre elas, destacam-se os Painéis de S. Vicente, obra-prima da pintura europeia do século XV; a Custódia de Belém, de Gil Vicente, mandada lavrar por D. Manuel I e datada de 1506; os biombos Namban, final do século XVI, onde se regista a presença dos portugueses no Japão; as Tentações de Santo Antão, de Bosch, exemplo máximo da pintura flamenga do início do século XVI; S. Jerónimo, de Dürer, 1521, inovadora representação do santo ou o centro de mesa de Thomas e François-Thomas Germain, ourives franceses do século XVIII, que integra a baixela da Casa Real portuguesa.

Instalado no Palácio dos Condes de Alvor, em Santos, construção seiscentista, sucessivamente ampliada e englobando ainda a antiga capela adjacente do convento carmelita de Santo Alberto, o MNAA e o seu jardim (com restaurante e esplanada) gozam de uma excepcional vista sobre o Rio Tejo e o porto de Lisboa.

De acordo com dados recentemente divulgados pelo IMC (instituto que tutela os museus do Estado), o MNAA foi o segundo museu nacional mais visitado em 2011.

Para mais informações por favor contactar:

Lift Consulting - Tânia Miguel

T: 351214666500 | M: 351918270387