Centro Colombro recebe Exposição Fotobiográfica de Vieira da Silva

O Centro Colombo inaugura, no próximo dia 8 de maio, a “Exposição Fotobiográfica de Maria Helena Vieira da Silva”. Criada pela Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva no âmbito do centenário da artista, a mostra fotográfica reúne o percurso de uma das artistas mais relevantes em Portugal e estará patente até ao próximo dia 23 de maio, na Praça dos Navegantes, no Piso 0.

A exposição marca o arranque da iniciativa “Cultura no Centro”, lançado recentemente pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais do setor cultural, nos vários centros comerciais ao longo de 2021. A iniciativa “Cultura no Centro” integra também a programação anual de A Arte Chegou ao Colombo – projeto de democratização da cultura do Centro Colombo -, com uma maior cadência de eventos ao longo do ano.

O percurso fotobiográfico de Maria Helena Vieira da Silva, é uma exposição com investigação do Museu Arpad Szenes - Vieira da Silva, com fotografias do percurso da artista, excertos de cartas que atestam alguns aspectos do seu percurso, excertos de recortes de jornais alusivos a períodos específicos da sua vida, bem como reproduções de esboços, esquiços e obras que são fundamentais no seu percurso.
No total, a exposição é composta por 27 painéis de 1*1m.

“A aposta na Arte e na sua democratização continuam a ser uma prioridade para o Centro Colombo.  A artista Vieira da Silva, pela sua imensa importância no panorama cultural português, traduz-se numa oportunidade única e rica para o Centro e que em muito nos orgulha”, comenta Paulo Gomes, Diretor do Centro Colombo.

Recorde-se que a ligação de Vieira da Silva ao Centro Colombo não é inédita.  Em 2019, a Arte Chegou ao Colombo teve como tema a exposição “Vieira da Silva. Exposição imersiva na obra da artista” e que reuniu 35 obras da artista, apresentadas de forma inédita numa experiência imersiva de digital & media art.

“Exposição Fotobiográfica de Maria Helena Vieira da Silva”, pode ser vista de 8 a 23 de maio, na Praça dos Navegantes, no Piso 0.

Sobre Vieira da Silva
Maria Helena Vieira da Silva (1908-1992) nasce em Lisboa. Estuda desenho, pintura e escultura em Lisboa e, em 1928, parte para Paris para frequentar a aulas de escultura e de pintura em várias academias. Em 1930 casa com o pintor Arpad Szenes (1897-1985), de origem húngara, e perde a nacionalidade portuguesa. Pintora de temas essencialmente urbanos, revela desde muito cedo preocupação com a expressão do espaço e da profundidade. Em 1932 conhece a galerista Jeanne Bucher, que desempenha um papel decisivo na sua carreira. A ameaça da II Grande Guerra traz o casal a Lisboa, mas é-lhes recusada a nacionalidade portuguesa, o que os leva a partir para o Brasil, onde vivem entre 1940 e 1947. A década de 50 traz a Vieira da Silva inúmeras exposições importantes, em França e no estrangeiro (Estocolmo 1950, Londres 1952, São Paulo 1953, Basileia e Veneza 1954, Caracas 1955, Londres 1957, Cassel 1959, entre outras). Em 1956, Arpad Szenes e Vieira da Silva naturalizam-se franceses. O Estado francês adquire obras suas a partir de 1948 e atribui-lhe várias condecorações, a primeira em 1960. Vieira da Silva acumula vários prémios internacionais e, a partir de 1958, organizam-se retrospetivas da sua obra por toda a Europa. Em Portugal, a Fundação Calouste Gulbenkian mostra a sua obra em 1970. Em 1983, o Metropolitano de Lisboa propõe-lhe a decoração da estação da Cidade Universitária. Em 1990, em Lisboa, é criada a Fundação Arpad Szenes-Vieira da Silva cujo Museu, dedicado à obra dos dois pintores, abre ao público em 1994. Para mais informações visite: www.fasvs.pt

Sobre o Centro Colombo
O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 m2 de Área Bruta Locável (ABL), dispõe de mais de 340 lojas e possui características únicas que, juntamente com uma oferta variada e exclusiva, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência supra regional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 60 restaurantes, 8 salas de cinema e um IMAX, Jardim Exterior, Health Club, Parque Infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centrocolombo.