Centro Vasco da Gama celebra 20º aniversário

O Centro Vasco da Gama está duplamente de Parabéns! É já no próximo dia 21 de abril que o Centro Vasco da Gama completa 20 anos e este aniversário celebra com uma alegria maior. Ao longo de duas décadas, o Centro, que já foi considerado o melhor do mundo, evoluiu em qualidade e variedade de oferta, estando sempre atento às necessidades dos seus visitantes. Focou-se em diversas ações de envolvimento com a comunidade local e teve também sempre presente a preocupação com a melhoria das instalações do Centro para um maior conforto de todos os visitantes. Este empenho é reconhecido, o Centro foi distinguido com o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019.

O Centro recebeu o Prémio Cinco Estrelas Regiões 2019 na categoria "Centros Comerciais”. O prémio Cinco Estrelas Regiões é um sistema de avaliação que mede o grau de satisfação que os produtos, marcas e serviços conferem aos seus utilizadores. Este Prémio é a distinção regional que distingue o que Portugal tem de melhor, região a região.

O Diretor do Centro, Pedro Bandeira Pinto, refere, sobre o 20º aniversário do centro: “Quando surgiu, o Centro veio reforçar a oferta na zona do Parque das Nações. Uma nova zona de Lisboa a crescer que trouxe modernidade à cidade. Hoje em dia, continua a ser um ponto importante para a vida da cidade, não só em relação aos habitantes locais mas também como ponto de encontro e de passagem para quem entra e sai da cidade, seja de avião, de comboio ou de carro”.
Ao longo do tempo, a vida do Centro foi marcada por vários momentos assinaláveis:
  1. Inauguração no dia 21 de abril de 1999 - Fez parte da estratégia de desenvolvimento de Centros Comerciais da Sonae Sierra na área metropolitana de Lisboa e foi uma aposta ganha numa nova zona da cidade, que abria oportunidades a novos espaços comerciais. O centro, aquando da sua abertura, dispunha de 48.914m2 de ABL (área bruta locável) e 165 lojas, hoje o Centro tem 51.501 m2 de ABL, mais de 170 lojas, divididas por 4 pisos, ocupadas a 100%, e recebe mais de 21 milhões de visitas por ano. O Centro encontra-se localizado no Parque das Nações, a 10 minutos do centro da cidade e a 5 minutos do aeroporto, e pode ser facilmente acedido através de qualquer transporte público: autocarro, metro, comboio ou automóvel.
  2. Abertura da FNAC em outubro de 2008 – Esta loja-âncora representou um dos principais marcos do Centro Vasco da Gama do ponto de vista de oferta comercial. Sendo uma das marcas mais relevantes no âmbito da cultura e de artigos eletrónicos, fazia todo o sentido o Centro Vasco da Gama receber esta insígnia e reforçar o seu pilar de lazer. A loja abriu no piso 2 do Centro, contando com 100 colaboradores, Renovação do food court - Em 2010 a restauração do Centro Vasco da Gama sofreu alterações profundas no layout e no mobiliário de forma a criar mais lugares disponíveis para refeições bem como maior conforto. Com esta renovação o Centro Vasco da Gama aumentou o número de lugares sentados disponíveis de 974 para 1191. O novo espaço de restauração passou a usufruir das vantagens da luz natural e em tons de azul e verde água, a decoração do Centro continuou a refletir o tema náutico que desde sempre o caracterizou. No exterior foi ainda criado um novo espaço lounge decorado com mobiliário de vanguarda com uma vista única sobre o Rio Tejo. Esta renovação do Centro representou um investimento de cerca de 3 milhões de euros.
  3. Refurbishment - Entre 2015 e 2017 deu-se a renovação mais profunda do Centro Vasco da Gama. Com o objetivo de renovar e melhorar aquele que é o maior Centro Comercial da zona Oriental de Lisboa, o projeto manteve como constante o design de inspiração nos oceanos e nas viagens transatlânticas. Esta obra desenvolveu-se em 2 fases com o Centro em pleno funcionamento, destacando-se como principais trabalhos a expansão da esplanada e a remodelação do parque de estacionamento. Contou também com o melhoramento das infraestruturas internas e externas, como por exemplo a substituição do pavimento em alguns corredores, a pintura de tetos, paredes e pilares, a renovação das áreas de descanso ou um novo balcão de informações, entre outros. Esta renovação criou ambientes mais acolhedores e que privilegiam o conforto dos visitantes.
  4. A remodelação total do parque de estacionamento aconteceu em 2015. O Centro apresentou um novo conceito, através da remodelação dos lobbys de acesso ao Centro, e um design totalmente renovado. De realçar ainda as melhorias significativas ao nível da iluminação, que passou a ser 100% LED, com nova pintura e sinalética.
  5. Em 2016 o Centro apostou na expansão da esplanada nascente (virada para o Parque das Nações) no Piso 2. Esta expansão representou um aumento da área de esplanada de mais de 400m2, resultando no aumento da capacidade do food-court em mais de 150 lugares sentados (acrescentados aos existentes 1000 lugares). A grande novidade deste espaço foi a de aumentar a zona ao ar livre dispondo de uma vista panorâmica privilegiada sobre o rio Tejo. A nova esplanada, muito ampla e versátil, apresenta pequenos espaços verdes – com iluminação exterior – e uma decoração focada nos materiais naturais como a madeira. Estas novas características tornam-na num local atrativo para quem visita o Parque das Nações e gosta de fazer uma pausa ao ar livre. Nesta expansão foi efetuada a cobertura da pala existente, permitindo desta forma aumentar os níveis de conforto para os clientes.
  6. Tocando no seu pilar de lifestyle, a expansão da Zara em 2017 foi extremamente relevante. O Centro procedeu ao aumento da área comercial desta loja que aumentou mais de 2.500m2, ficando a dispor de uma área comercial total de 4.240m2, transformando-se assim na maior ZARA de Portugal.

Sobre o Centro Vasco da Gama
Estrategicamente localizado numa zona nobre de Lisboa – no Parque das Nações - o Centro Vasco da Gama dirige a sua oferta aos turistas, habitantes e trabalhadores da zona da sua área circundante, cidade de Lisboa e Loures, alargando desta forma o seu público-alvo. Inaugurado em 1999, o Centro Vasco da Gama é já uma referência para quem gosta de fazer as suas compras, aliadas às atividades de lazer e ocupação de tempos livres. O Centro dispõe de cerca de 2.600 lugares de estacionamento e 170 lojas distribuídas pelos 48.914 m2 de Área Bruta Locável (ABL). Para além de uma vasta oferta comercial, o Centro Vasco da Gama tem à disposição dos seus visitantes 6 salas de cinema, um Health Club  e magnificas esplanadas com vista para o Parque das Nações e para o Rio Tejo.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Vasco Gama assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.  Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ainda ser  consultadas no site www.centrovascodagama.pt.