Centros comerciais geridos pela Sonae Sierra abrem bastidores de reciclagem à comunidade

Esta iniciativa decorre a partir de hoje, 5 de junho, em centros comerciais como o CascaiShopping e o Centro Vasco da Gama, assinalando o Dia Mundial do Ambiente e sensibilizando os visitantes para a importância de reciclar.

A partir de hoje, 5 de junho, Dia Mundial do Ambiente, que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o Centro Vasco da Gama, o CascaiShopping e o ViaCatarina Shopping, abrem as portas dos seus bastidores de reciclagem de resíduos à comunidade. Esta oportunidade exclusiva para conhecer o backstage destes centros comerciais, vem reforçar a política de sustentabilidade da Sonae Sierra que conta com um histórico de mais de duas décadas de implementação de medidas de eficiência de recursos nos ativos que gere.

“A sustentabilidade é uma prioridade para a Sonae Sierra e é neste sentido que criámos objetivos muito ambiciosos para reduzir o impacte ambiental dos nossos espaços. Queremos dar o exemplo na sensibilização e oferecer suporte às nossas comunidades para fazerem o mesmo movimento. A iniciativa de abrir as nossas portas reflete muitos dos valores nos quais acreditamos que devem estar na base das políticas de sustentabilidades das empresas – compromisso, transparência e motivação para influenciar outros a percorrem o mesmo caminho e, juntos, fazermos a diferença”, refere Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing da Sonae Sierra em Portugal e Espanha.

De uma forma transversal, dos resíduos gerados pelos centros em 2023, em abril, foi atingida uma taxa de reciclagem de cerca de 65% — a meta para este ano é de 69% e a Sonae Sierra globalmente tem a ambição de alcançar os 80% até 2030.

Tendo tudo isto em consideração, os centros decidiram abrir portas e partilhar de forma transparente esta experiência com quem os visita diariamente. Há visitas agendadas com escolas das localidades em que os centros se inserem e ainda dias abertos à comunidade, que variam de centro para centro — o calendário pode ser consultado nos sites dos respetivos centros. Adicionalmente, os centros comerciais vão realizar várias exposições e workshops relacionados com esta área de sustentabilidade, contribuindo para continuar a alertar, os seus milhares de visitantes, para a importância deste tema, através de uma vertente mais cultural e com artistas pertencentes às comunidades locais de cada centro.

O Open Day irá decorrer no Atrium Saldanha, CascaiShopping, Centro Vasco da Gama, Centro Colombo, CoimbraShopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, Nova Arcada, NorteShopping, Serra Shopping e ViaCatarina Shopping, bem como nos arquipélagos com os centros comerciais MadeiraShopping, no Funchal, e Parque Atlântico, em Ponta Delgada. Também em Espanha, vão participar outros centros do grupo: Max Center, Valle Real, GranCasa, Luz del Tajo, Área Sur e Plaza Mayor.

“Temos vindo a trabalhar continuamente neste eixo e estamos orgulhosos dos resultados alcançados até hoje. Mantemos sempre a ambição de fazer mais e melhor — e dar o exemplo faz parte disso”, acrescenta Joana Moura e Castro.

Sobre a Sonae Sierra:
A Sierra opera no setor imobiliário com uma abordagem integrada ao negócio, abrangendo toda a cadeia de valor do setor imobiliário. Procuramos plataformas robustas a partir das quais possamos criar estratégias sólidas para retorno de investimento, em geografias distintas. De espaços comerciais a espaços públicos ou espaços residenciais, da gestão de projetos a projetos chave-na-mão, estamos na vanguarda do conhecimento no setor e somos, por isso, o parceiro ideal para o desenvolvimento de conceitos inovadores. Atualmente, a Sonae Sierra está presente em 11 países e gere globalmente mais de 8 mil milhões de euros em ativos imobiliários de diferentes setores e usos.
Para mais informação, visite www.sonaesierra.com.