“Ciclo de Documentário de Artista” arranca no Norteshopping

O Silo-Espaço Cultural do NorteShopping apresenta o “Ciclo de Documentário de Artista”, que exibe filmes sobre a vida e obra de artistas portugueses. O ciclo de documentários tem início a 15 de dezembro com o trabalho de João Trabulo, “Durante o fim”, e aborda a vida e obra do escultor Rui Chafes.

O realizador João Trabulo (“Fernando Lanhas – Saber Ver Demora”, "Sombras, um Filme Sonâmbulo", "Sem Companhia") no documentário “Durante o fim”, acompanha o quotidiano do escultor Rui Chafes, numa viagem ao seu universo artístico, interior e íntimo. A obra de Rui Chafes, forjada em ferro, é o ponto de partida para desvendar o homem para lá do artista plástico. O ambiente do ateliê, seu território de eleição, é retratado pelo barulho das máquinas e o silêncio que envolve desde a idealização até à conceção de cada escultura.

A obra data de 2003 e foi apresentada em vários festivais de cinema na Europa (Itália, Dinamarca, Alemanha), no Canadá, no Brasil e nos Estados Unidos. Em Portugal, no XII Festival Luso-Brasileiro de Sta. Maria da Feira, foi contemplado com o Prémio Revelação.

Segundo o curador Nuno Malheiro Sarmento, os objetivos do “Ciclo de Documentário de Artista” são “por um lado, aproximar o público daquilo que é a intimidade do desenvolvimento de uma obra de arte e da personalidade de quem a realiza e, por outro, divulgar junto do grande público trabalhos cinematográficos de grande qualidade e valor artístico que apresentam autores fundamentais para a compreensão da Arte Contemporânea em Portugal.”

Rui Chafes é formado em Escultura pela Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa e no seu trabalho encontramos influências germânicas, do período em que viveu na Alemanha. A cultura clássica e o romantismo alemão servem de inspiração ao escultor, que mistura essas aprendizagens com as suas raízes portuguesas num universo de nostalgia.

O primeiro filme do “Ciclo de Documentário de Artista” é exibido a 15 de dezembro, às 21h30, com entrada gratuita no Silo-Espaço Cultural do NorteShopping (junto ao Parque Infantil, no piso 0). Este ciclo sobre artistas plásticos portugueses promove filmes com pouca divulgação comercial que fazem parte do catálogo de produtoras independentes, não estando ao acesso do público.

De recordar que as iniciativas que integram a programação cultural do Silo-Espaço Cultural do NorteShopping fazem parte da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, cujo objetivo passa por fomentar a criação artística e respetiva apresentação às comunidades locais, reconhecendo que as manifestações artísticas, independentemente da sua natureza criativa, proporcionam efeitos positivos e enriquecedores em quem as contempla e usufrui da sua presença. Este espaço para Exposição de Arte, presente no NorteShopping, foi criado pelo Arquiteto Souto Moura e tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas.

Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com que seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 233 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 54.630 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.
Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 30 espaços, oito salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de FaceBook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.