Como funciona o Corpo Humano? Vem descobrir no RioSul Shopping

Muitas são as questões que as crianças fazem e as perguntas sobre como funciona o corpo humano não são exceção. A pensar em todas essas questões, o RioSul Shopping dá a possibilidade aos mais novos de ver muitas dessas perguntas e curiosidades respondidas. Como? Numa exposição interativa que pretende satisfazer a curiosidade das crianças através de uma série de atividades digitais e interativas, com as quais podem descobrir mais sobre o funcionamento do corpo humano. Depois de já ter passado pelo GaiaShopping e LoureShopping, “Sistemas de Vida” chega agora ao RioSul Shopping.

Uma iniciativa que pretende ir ao encontro das crianças dos 5 aos 12 anos, a exposição vai apresentar e explicar aquilo que acontece no interior do nosso corpo e que naturalmente não conseguimos ver. Ensinar de uma forma diferente e divertida é o mote para o arranque da exposição que vai promover a criação de boas práticas e rotinas para a manutenção de um corpo saudável.

Integrada no projeto “Animação de A a Z”, a exposição “Sistemas de Vida” pretende educar e alertar para a importância do funcionamento do corpo humano. A exposição está dividida em três zonas de atividades: Sistema Digestivo - Cápsula: “A viagem dos Alimentos”; A Importância da Atividade Física; e também o Sistema Respiratório - Tórax: “Dentro dos Pulmões”. As zonas de atividades estão depois divididas em áreas de exposição: Sistema Músculo-esquelético; Sistema Nervoso; Sistema Circulatório; Sistema Reprodutor - Evolução Fetal; Sistema Imunitário/Linfático; “Há vida no coração” - Mesa Sensorial; “Desconstruindo o Cérebro” - Mesa Digital Interativa; “Sabias que?”; e ainda “Sorriso Saudável – Photo Call”.

A viagem tem o seu início marcado no Sistema Digestivo, numa cápsula que vai explicar através de uma animação “A viagem dos alimentos” alertando as crianças para o consumo de alimentos saudáveis. A animação mostra ainda o paralelo dos efeitos visíveis e não visíveis que acontecem no nosso corpo quando se consomem alimentos mais e menos saudáveis.

Após o alerta para uma alimentação rica e equilibrada, a pequenada é chamada à atenção sobre a importância vital da atividade física, numa linguagem acessível e divertida, pois funciona em “loop” à velocidade do ciclista. O impacto do exercício físico é reforçado através da promoção da prática de exercício, especialmente junto da “geração polegar”, mostrando aquilo que eram as atividades diárias das gerações anteriores.

Do exercício, passamos para o Sistema Respiratório - Tórax: “Dentro dos Pulmões”, uma atividade que vai simular a entrada de oxigénio nos pulmões e a eliminação do dióxido de carbono na expiração. Aqui é explicado de forma acessível o seu funcionamento e as funções vitais que representam para o corpo humano.

E a viagem não para: depois é tempo de uma visita pelo Sistema Músculo-esquelético, onde existe uma estrutura que representa uma figura humana com o esqueleto e os músculos visíveis, pelo Sistema Nervoso e pelo Sistema Circulatório, onde é explicada a complexidade das ramificações dos vasos sanguíneos. Seguem-se o Sistema Reprodutor - Evolução Fetal, o Sistema Imunitário/linfático, que desafia os visitantes a “Conhece(r) os teus micróbios”, e finalmente a mesa sensorial “Há Vida no Coração”, que mostra a réplica do órgão que bombeia o sangue 70 vezes por minuto. Para terminar, surge a mesa digital interativa “Desconstruindo o Cérebro”, a zona “Sabias que?” que mostra o comprimento médio do intestino delgado e, finalmente, a zona de photo call “Sorriso Saudável.

O RioSul Shopping reforça a sua aposta na promoção de eventos pedagógicos direcionados aos mais novos. “Animação de A a Z” é um projeto da Sonae Sierra que decorre ao longo de todo o ano e que inclui a organização de eventos e ateliês com diferentes temas, dirigidos a crianças e famílias, sempre aliando a área educativa e o entretenimento. Com entrada livre, a exposição vai estar disponível no Piso 0 do RioSul Shopping, de 1 a 30 de julho, das 11h00 às 21h00.

Sobre o RioSul Shopping
Com uma arquitetura moderna, centrada nos valores tradicionais do Seixal e sob o tema das fragatas e dos barcos típicos do Rio Tejo, o RioSul Shopping dispõe de 2.200 lugares de estacionamento gratuitos e conta com 44.475 m2 de Área Bruta Locável (ABL). Dispõe de 137 lojas distribuídas por dois pisos, 21 restaurantes, um hipermercado Continente, 7 salas de cinema uma esplanada exterior junto à restauração. O RioSul Shopping oferece às famílias toda a tranquilidade a par de um conjunto de serviços práticos e acessíveis, entre os quais um Parque Infantil destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade – o Rioland – um fraldário e uma zona de refeição para famílias – o “Pik Nik Area”. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o RioSul Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ainda ser  consultadas no site www.riosulshopping.net.