Dia Mundial da Fotografia é celebrado a preto e branco em Braga

A nova exposição do Nova Arcada proporciona uma viagem única por Braga, através da arte da fotografia, que convida a redescobrir a beleza e a história da cidade.

A partir de hoje, é possível ver “Braga a Preto e Branco” pela lente do fotógrafo Sergio Assis, no Nova Arcada, em Braga. A exposição surge no âmbito do Dia Mundial da Fotografia, que se assinala a 19 de agosto, e vai estar patente na Praça Central do centro comercial, até dia 27 deste mês.

Com imagens analógicas, 35 mm, a preto e branco, esta iniciativa captura a beleza arquitetónica e a diversidade paisagística daquela que é a cidade mais antiga de Portugal, homenageando Braga e a arte da fotografia, em simultâneo.

A exposição convida os visitantes a redescobrir e a apreciar monumentos e igrejas que testemunham os séculos de história e apresentam diversos estilos arquitetónicos – do romano ao barroco –, com destaque para a Sé de Braga, além dos edifícios que remetem para o século XVIII. As imagens a preto e branco permitem enfatizar detalhes, uma vez que a ausência de cor faz com que seja dada maior atenção aos pormenores, à composição, aos contrastes e ângulos.

O fotógrafo responsável pelos cliques que deram origem a “Braga a Preto e Branco”, Sergio Assis, conta com vários trabalhos reconhecidos internacionalmente, ao longo dos seus 25 anos de carreira, tendo-se estreado em solo europeu em junho deste ano, numa exposição fotográfica inédita sobre o Parque Nacional da Peneda-Gerês, também realizada no Nova Arcada.

“A democratização do acesso à cultura é uma das apostas do Nova Arcada, que tem procurado, ao longo dos anos, promover exposições e outros eventos artísticos que acrescentem valor aos bracarenses e a quem visita Braga. Não podíamos, por isso, deixar passar em vão o Dia Mundial da Fotografia. Assinalámo-lo de uma forma especial, que exalta a beleza e os detalhes da cidade, capturados pelo Sergio Assis, cujo trabalho já integrou o World Photography Collection”, afirma Filipa Lopes, diretora do centro comercial.

Data: 7 a 27 de agosto
Local: Braga, Nova Arcada, Praça Central
Entrada: gratuita

Mais fotografias disponíveis para download, neste link.

*Sobre Sergio Assis
Sergio Assis é fotógrafo profissional desde 1998. Durante anos, trabalhou como fotojornalista nas principais agências de notícias de São Paulo, Brasil. Participou como fotógrafo de vários livros, teve notícias publicadas em revista e realizou mais de 12 exposições fotográficas individuais. Em 2010 fez parte do World Photography Collection e, no mesmo ano, uma de suas imagens foi escolhida pelo site Art of Day como uma das “18 Great Paintings, Illustrations, Drawings, Sculptures & Digital Photography”. Em 2017, a sua fotografia foi selecionada pela Nikon UK, Ireland and The Nordics, para integrar a campanha de aniversário dos 100 anos da Nikon. Professor e palestrante, foi responsável pela iniciação e aprimoramento de estudantes e entusiastas da arte fotográfica. Em 2018, lançou o seu primeiro livro fotográfico, intitulado “Serra do Japi: patrimônio, histórico, cultural e ambiental”, considerado uma verdadeira obra de arte em homenagem a uma das mais ricas áreas de biodiversidade do Brasil. No ano de 2022, mudou-se para Portugal e começou a colocar em prática os seus projetos de fotografar a natureza europeia, em todos os ângulos e cores.

Sobre o Nova Arcada
Aberto ao público a 17 de março de 2016, este Centro é uma referência na cidade, oferecendo um total de 104 lojas distribuídas por 71.319,03 m2 de Área Bruta Locável (ABL) em 4 pisos, uma praça de restauração com capacidade para 20 restaurantes, 2.600 lugares de estacionamento (2.300 cobertos e 300 descobertos) distribuídos por 4 pisos, uma zona exterior propícia ao lazer, um healthclub, parque infantil (Luna Kids), um espaço de refeição (Missão Refeição), dedicado às famílias e um complexo Cineplace com 12 salas de cinema Stadium, três salas XPlace de grande formato e um espaço exclusivo Cineplace Blue Diamond, para uma experiência de elevada qualidade tecnológica. Com uma localização privilegiada na Freguesia de Dume, a Norte da cidade de Braga, o Nova Arcada encontra-se próximo de importantes pontos de referência de lazer e retalho, como o estádio Axa, e está integrado numa zona moderna em franco desenvolvimento, servindo cerca de 825.000 habitantes na sua área de influência. Situado no nó da Estrada Nacional 101 e com excelentes acessos viários, o Nova Arcada conta com o Trofa Saúde Hospital, a loja IKEA – única na cidade e a segunda da região Norte - um hipermercado Continente, uma loja Toys “R” Us e várias insígnias, nacionais e internacionais, que acrescentam valor à oferta comercial do Centro e da cidade. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser acompanhadas pelo site www.novaarcada.pt e em https://www.facebook.com/novaarcada