Esculturas de resíduos marítimos chegam ao Porto para assinalar o Dia Mundial do Ambiente

O GaiaShopping e o ViaCatarina Shopping juntam-se para celebrar o Dia Mundial do Ambiente e recebem uma exposição de esculturas feitas a partir de resíduos marítimos.

O GaiaShopping, em Gaia, e o ViaCatarina Shopping, no Porto, juntam-se para assinalar o Dia Mundial do Ambiente e recebem a exposição “Mar de Experiências” para sensibilizar os seus visitantes para a importância da adoção de comportamentos sustentáveis. Em cada um dos centros comerciais está exposta uma instalação artística construída a partir de resíduos marítimos. O projeto desenvolvido pelo artista Bruno Costa pode ser conhecido pelos visitantes do GaiaShopping e do ViaCatarina Shopping até ao início de julho.

O GaiaShopping recebe a instalação Fernão de Magalhães, construída para celebrar os 500 anos da Circum-Navegação. Idealizada para sensibilizar a comunidade que a visita para os vários problemas relacionados com o excesso de resíduos marítimos e para as infinitas hipóteses da sua reutilização, inclusive a criação de obras de arte. Para construir a escultura “Fernão de Magalhães, exposta na Praça Central do GaiaShopping, o artista utilizou cerca de 50 quilos de lixo recolhido na praia.

Já os visitantes do ViaCatarina Shopping, no Porto, vão ser impactados, no Piso 1, com a escultura “Menina Afegã” inspirada na famosa fotografia de Steve McCurry a uma rapariga que na altura vivia refugiada no Paquistão. Também feita a partir de lixo recolhido na praia, o artista utilizou cerca de 35 quilos de resíduos marítimos.

Também nos dias 14 e 16 de junho, para assinalar o Dia Mundial do Ambiente, os centros comerciais GaiaShopping, em Gaia, e o ViaCatarina Shopping, no Porto, respetivamente, vão realizar um Open Day. Nestes dias, não só as escolas, mas também a comunidade que os visita são convidadas a irem conhecer os bastidores de separação de resíduos que existem em ambos os centros, bem como ficarem a conhecer os diferentes processos.

Estas iniciativa estão integradas na ação de sensibilização de vários centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, entre eles o GaiaShopping e o ViaCatarina Shopping, que consiste em apresentar o backstage dos centros de resíduos à comunidade, a propósito do Dia Mundial do Ambiente, que se assinala no dia 5 de junho.

Desde a sua génese que o GaiaShopping e o ViaCatarina Shopping se regem por valores como a Consciência Ambiental, Consciência Social, Confiança, Ética e Abertura à Sociedade, tendo ao longo dos anos acolhido várias iniciativas que procuram alertar os visitantes para a adoção de comportamentos responsáveis e com consciência ambiental.
Sobre o GaiaShopping

Cuidadosamente planeado e concebido sob o tema dos barcos “Rabelos” – barcos típicos do Rio Douro, o GaiaShopping dispõe de uma Área Bruta Locável (ABL) de 59.695 m2, conta com cerca de 142 lojas repartidas por dois pisos, uma praça de restauração comum com 746 lugares sentados, um parque de estacionamento gratuito com capacidade para 2.904 viaturas, um espaço infantil e um cinema multiplex com nove salas e capacidade para 1.804 pessoas. O GaiaShopping oferece a todas as famílias uma grande variedade de opções em compras e lazer. A pensar nos mais pequenos, o Centro disponibiliza, ao longo do ano, várias atividades lúdicas pedagógicas que tornam as visitas em família muito mais enriquecedoras.  A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o GaiaShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site http://www.gaiashopping.pt/.

Sobre o ViaCatarina

O ViaCatarina é um espaço carismático e singular, pensado ao pormenor. A excelente localização na zona comercial mais antiga da cidade do Porto, Rua de Santa Catarina, um conjunto de restaurantes que reproduzem a arquitetura tradicional da Ribeiro do Porto, bem como a oferta diversificada de lojas e serviços completam o vasto leque de ofertas neste Centro Comercial, com 11.713 m2 de Área Bruta Locável (ABL). Situado em plena Baixa Portuense, com 82 lojas e 600 lugares de estacionamento, acessos pedestres pela Rua de Santa Catarina e Rua Fernandes Tomás e acessos ao parque de estacionamento, pela Rua Fernandes Tomás e Rua Formosa, concilia toda a comodidade de um espaço central com a diversidade de acessos.
O ViaCatarina está preparado para receber todos os visitantes, nomeadamente os turistas nacionais ou estrangeiros, que poderão ter uma experiência única de compras, lazer e acesso a informações atualizadas sobre eventos da baixa do Porto e outros locais a visitar. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o ViaCatarina Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.  Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.viacatarinashopping.pt.