Estação Viana Shopping celebra herança cultural com tapete feito com 1 tonelada de sal

“Avental de Sal: Tradição efémera” é uma obra única, concebida ao vivo por moradores da Ribeira de Viana do Castelo, que pode ser visitada até 1 de setembro no Centro, em mais uma edição do programa Pulsar Viana.

O Estação Viana Shopping convida todos a descobrir "Avental de Sal: Tradição Efémera", uma obra de arte única da autoria de Isabel Lima, feita ao vivo pelos moradores da Ribeira de Viana do Castelo, com recurso a um meio inusitado e transitório – 1 tonelada de sal - que presta homenagem ao avental do traje regional à Vianesa. A peça estará em exposição até 1 de setembro.

Por ocasião do arranque de mais uma Romaria d’Agonia e do programa Pulsar Viana, esta obra, que se encontra na Praça Central, no Piso 1, do Centro, foi criada com recurso a sal colorido com pigmentos, para recriar os padrões e cores vibrantes que caracterizam os tradicionais aventais da região, utilizando o sal como veículo de memória. A textura granulada do sal, em conjunto com um jogo de luzes e sombras, transforma o chão do Estação Viana Shopping numa verdadeira tela artística, convidando os visitantes a uma reflexão sobre a efemeridade da arte e das tradições culturais.

“Estamos muito entusiasmados por acolher esta obra diferenciadora no Centro, que, além da sua beleza estética, transmite uma mensagem poderosa sobre a preservação e valorização do nosso património cultural. Esta exposição reforça o compromisso contínuo do Estação Viana Shopping em apoiar a cultura local e oferecer experiências envolventes para a nossa comunidade”, afirma José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping.

Para Isabel Lima, esta é uma “forma de homenagear o artesanato e a herança cultural que define a identidade da região de Viana do Castelo”. Natural da região, a artista tem uma sólida formação em arte e design, combinada com uma carreira multifacetada como docente e artista, tendo sido reconhecida com o Galardão de Mérito de Mulheres Empreendedoras da Europa e África.

O projeto Pulsar Viana e´ uma iniciativa do Estacão Viana Shopping que procura através de expressões artísticas, homenagear os principais símbolos e valores da identidade do Minho, dando palco a propostas da comunidade, num ponto de encontro entre tradição, arte e cultura. Esta obra única de arte sensorial contou com o apoio do McDonald’s e da Viana Festas.

Datas – 14 de agosto a 1 de setembro
Horário – Domingo a Quinta e feriados: 10h00 – 22h00; Sextas, Sábados e vésperas de feriado: 10h00 -23h00.
Entrada: gratuita
Local: Viana do Castelo, Estação Viana do Castelo, Piso 2