Estação Viana Shopping desembrulha preconceitos na nova campanha de Natal

Neste Natal, os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, dos quais o Estação Viana Shopping faz parte, desafiam os portugueses a refletir sobre o ato de oferecer presentes.

É sob o claim “Desembrulha-te de preconceitos e muda o presente” que os centros comerciais geridos pela Sonae Sierra, como o Estação Viana Shopping lançaram a campanha de Natal. O objetivo é promover um novo mindset nos portugueses, desafiando quem oferece a planear e, sobretudo, a refletir sobre o papel dos presentes em cada um e na sociedade.

O Natal é uma época muito aguardada por todos e em que os presentes assumem um papel central, o que levou a Sonae Sierra a querer compreender melhor o comportamento dos consumidores no momento da compra. Neste sentido, através de um estudo* desenvolvido em outubro deste ano, concluiu que 49% dos portugueses não planeia as suas compras de Natal ou deixa para a última hora, enquanto 63% oferecem sempre os mesmos presentes. Estes dados reforçaram uma questão: num mundo em constante mudança, porque se insiste em oferecer sempre o mesmo presente?

O estudo aponta que quase metade dos portugueses faz compras pouco planeadas, o que potencia a que recorram a ideias pré-estabelecidas, como a idade, o género, ou o estatuto social.

Consciente de que muitas pessoas escolhem o Estação Viana Shopping para comprar estes presentes e que chega a várias faixas etárias, o Centro decidiu usar a sua dimensão e voz para criar um movimento provocativo sobre o ato de presentear, alertando para a importância de se pensar duas vezes em quem vai receber, deixando de parte os preconceitos. O Natal pode continuar a ser mais uma manta para a avó, o vinho para o chefe ou uma boneca para a sobrinha, desde que seja realmente o que estas pessoas gostam — e não com base em estereótipos relacionados com idade, no estatuto social ou no género.

O conceito da campanha de Natal deste ano é materializado em quatro vídeos desenvolvidos em torno da história de personagens – uma avó, um vizinho e uma criança –, que exploram o território do Natal para promover uma transformação de mentalidades. Com criatividade da BORN, a campanha é comunicada indooroutdoor, em rádio e online, através das redes sociais e de uma estratégia de marketing de influência. Tem ainda declinações para várias mensagens instaladas no Estação Viana Shopping.

“Neste Natal, queremos contribuir para que os nossos visitantes reflitam sobre o momento de oferecer um presente e no impacto que esse ato pode ter. Por isso, através desta campanha, apelamos a que coloquem de parte os preconceitos habitualmente associados a fatores como a idade, o género ou o estatuto social, passando a privilegiar os gostos daqueles que serão presenteados”, refere José Duarte Glória, diretor do Estação Viana Shopping.

A par da campanha de Natal**, o Estação Viana Shopping tem uma agenda de Natal preenchida por momentos que vão desde ateliês a concertos, passando por espetáculos itinerantes e muita animação. Este ano, o Pai Natal vai marcar presença de diferentes formas: no exterior, num formato gigante (de cinco metros) e iluminado que não deixa ninguém indiferente, e no interior do centro, em pessoa.

Vídeo e imagem da campanha de Natal do Estação Viana Shopping disponíveis, aqui.

*Estudo desenvolvido pela NetSonda
Recolha de informação: outubro 2023
Amostra representativa da população portuguesa, entre os 18 e 55 anos, residentes em Portugal Continental
400 entrevistas online

** Além do Estação Viana Shopping, fazem parte desta campanha os seguintes centros: Atrium Saldanha, Albufeira Terrace, AlgarveShopping, ArrábidaShopping, CascaiShopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, CoimbraShopping, Fórum Barreiro, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, MadeiraShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Parque Atlântico e ViaCatarina Shopping.

Sobre o Estação Viana Shopping
Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 88 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.