“Estendal dos Direitos” das crianças no Parque Atlântico

O 29º Aniversário da Convenção sobre os Direitos da Criança é comemorado no Parque Atlântico, de 16 a 22 de novembro, com a exposição “Estendal dos Direitos”. Situada no Piso 0 do Centro, esta exposição é composta por fotografias e t-shirts com desenhos de crianças e é promovida pela Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção da Crianças e Jovens.

Esta exposição pretende sensibilizar a comunidade sobre os Direitos das Crianças, ao colocar em destaque desenhos realizados por crianças que frequentam os estabelecimentos de ensino do Município da Ponta Delgada. Colocadas no estendal que relembra a importância dos direitos de todas as crianças, estas t-shirts são ainda acompanhadas de fotografias associadas ao tema captadas pela Associação de Fotógrafos Amadores.

A Convenção sobre os Direitos da Criança foi adotada pela Assembleia Geral das Nações Unidas dia 20 de novembro de 1989. Portugal ratificou a Convenção a 21 de setembro de 1990. Nos princípios proclamados na Carta das Nações Unidas, são enunciados os direitos civis e políticos, mas também os direitos económicos, sociais e culturais de todas as crianças. Este tratado internacional tem carácter universal e contém 54 artigos baseados em quatro categorias de direitos: o direito à sobrevivência, os direitos relativos ao desenvolvimento, os relativos à proteção e os direitos de participação.

Com esta iniciativa, o Parque Atlântico volta a envolver e sensibilizar a comunidade local para uma questão universal que deve estar presente no dia-a-dia de todos: os direitos das crianças. A exposição “Estendal dos Direitos” pode ser visitada todos os dias, sexta e sábado das 8h30 às 23h00 e de domingo a quinta-feira das 8h30 às 22h00, com entrada livre no piso 0 do Parque Atlântico.