Estilista Valentim Quaresma apresenta “Futuro Anacrónico” no Colombo

A exposição “CARRY ME – 100 Anos de Malas”, patente no Centro Colombo, em Lisboa, acaba de receber uma peça de Valentim Quaresma. Trata-se da “Mala do Futuro”, criada pelo estilista em exclusivo para este evento, através da qual reflete a sua visão sobre a sociedade contemporânea e os desafios de um mundo em constante transformação.

Sob o conceito “Futuro Anacrónico”, este novo item vai ficar na Praça Central até 25 de outubro, com a intenção de mostrar que as malas não são apenas um objeto funcional, mas também uma expressão artística e cultural. No que respeita aos materiais utilizados, Valentim Quaresma revela que estes foram escolhidos para “representar a turbulência e a fragmentação da nossa realidade, sempre em construção ou destruição”, tendo cada detalhe sido pensado para “provocar uma reflexão sobre como nos adaptamos e sobrevivemos no caos”.

Para o estilista, esta criação não é apenas uma mala: “É uma declaração sobre o estado atual do mundo e um convite para refletirmos sobre nosso papel na construção de um futuro mais harmonioso e sustentável”.

A “Mala do Futuro” traz, assim, uma nova perspetiva a “CARRY ME – 100 Anos de Malas”, num cruzamento entre o passado, o presente e o futuro, e juntando-se a marcas de luxo, como Chanel, Dior, Gucci, Hermès, Jacquemus, Prada e Whiting & Davis. Com recurso à Inteligência Artificial holográfica e utilizando as fotografias da mala, foi ainda criada uma peça visual única que complementa a exposição e que pode ser vista num Magic Mirror, no local.

Ambas as iniciativas estão integradas no projeto “A Arte Chegou ao Colombo”, que nasceu, em 2011, da vontade de divulgar e promover a interação com a arte de forma livre e acessível a todos.

A exposição onde a moda, a história e a arte se cruzam

“CARRY ME – 100 Anos de Malas” conta a história das malas, desde 1920 até aos dias de hoje, reunindo exemplares de marcas de luxo que dão a conhecer a evolução do seu design, enquanto é feita a ligação a personalidades que popularizam a sua utilização e as tornaram icónicas, como Jackie Kennedy ou a Princesa Diana.

Organizada pelo Centro Colombo em colaboração com a Expona – Museum Exhibition Network, a exposição oferece uma visão detalhada da evolução das malas, onde os visitantes podem seguir a sua cronologia, desde as suas origens funcionais até se tornarem num status de ícones de moda.

Dos exemplares emblemáticos que marcaram cada década, fazem parte a mala “Kelly” de Hermès, popularizada por Grace Kelly, e a “Chanel 2.55”, um símbolo de elegância intemporal. Além de peças clássicas, a exposição destaca inovações como a Fendi Baguette, um marco das “It-bags” dos anos 90, e o Chiquito de Jacquemus, uma recente tendência que reimagina a funcionalidade das malas contemporâneas.

Sobre o Centro Colombo
O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 m2 de Área Bruta Locável (ABL), dispõe de mais de 300 lojas e possui características únicas que, juntamente com uma oferta variada e exclusiva, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência suprarregional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 40 restaurantes, 8 salas de cinema e um IMAX, Health Club, Parque Infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centrocolombo.