EXPOSIÇÃO “REMADE IN PORTUGAL APRESENTA PRÉMIO INOVAÇÃO VALORPNEU” NO COLOMBO

Entre 19 e 27 de outubro, a exposição “Remade in Portugal apresenta Prémio Inovação Valorpneu” estará patente no Colombo. O público poderá conhecer projetos de arquitetura, engenharia e design realizados com pneus em fim de vida e projetados pelos participantes no Prémio Inovação Valorpneu, entre 2009 e 2014. Este Prémio tem como objetivo último desafiar jovens estudantes do ensino superior e investigadores a repensar o consumo deste material de forma sustentável e diversificada, dando-lhe uma nova utilidade e, simultaneamente, preservando o ambiente.

A colaboração entre o Centro Colombo e o projeto Remade in Portugal resulta da partilha de valores e objetivos comuns, entre eles, o incentivo à poupança dos recursos naturais e ao consumo de produtos ecológicos e amigos do ambiente. Partindo deste princípio selecionaramse alguns projetos representativos da utilização do pneu usado em diversos tipos de aplicação e em diferentes vertentes.

Carlos Laginhas, Ana Gomes, Bruno Pinelas, Ana Arribas + Cátia Fernandes, Sara Silva, Filipe Valadares + Miguel Bravo, Bruno Vasconcelos + Pedro Malaca, Maria Neto, Fátima Pinto, Rui Machado, Diogo Pedro, Pedro Mendonça, Pedro Gonçalves, André Guilherme Cachaço, Paulo Campos e António Duarte + Bruna Silva são os autores dos projetos que serão apresentados no Centro Colombo, confirmando as suas capacidades de desenvolvimento de novos produtos e mostrando soluções inovadoras em diferentes áreas através da reutilização de pneus usados ou matérias resultado da reciclagem dos pneus.

A exposição estará patente entre 19 e 27 de outubro, na Praça Central, das 10h00 às 24h00, de segunda-feira a domingo, com projeção diária do filme para crianças “D.Flor e Sr.Pneu”. Também para os mais pequenos, será criada uma dinâmica de interatividade e de sensibilidade para a atividade da reciclagem de pneus com o Jogo da Valorização que estará disponível nos seguintes horários:

De 2ª a 5ª feira:
das 10h às 13h - com prioridade para as escolas que queiram participar
das 15h às 20h - para todas as crianças

6ª feira e sábado:
das 10h às 13h - com prioridade para as escolas que queiram participar
das 14h às 22h - para todas as crianças

Domingo:
das 10h às 13h - para todas as crianças
das 14h às 20h - para todas as crianças

Notas:

Centro Colombo

O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica, dispõe de mais~de 340 lojas e possui características únicas que, juntamente com a sua enorme variedade de oferta, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.

Remade in Portugal

O Remade in Portugal é um programa que procura incentivar as empresas nacionais ao desenvolvimento de produtos realizados com material reciclado, difundindo a cultura do ecodesign e o crescimento sustentável. O objetivo deste projeto é a produção em série de objetos realizados com material reciclado pré e/ou pós consumo (matérias provenientes dos desperdícios da indústria ou provenientes dos sistemas de recolha diferenciada). Pretende valorizar os resíduos urbanos e industriais e estabelecer uma estratégia ambiental para a transformação dos mesmos.
Desde de 2007 foram realizadas 48 exposições, nacionais e internacionais, com coleções desenhadas por 53 criadores portugueses (designers, arquitetos, criadores de moda), num total de 128 peças.

Valorpneu

A Valorpneu é uma sociedade sem fins lucrativos, constituída em 2002, com o objetivo de organizar e gerir o sistema de recolha e destino final de pneus usados. É igualmente missão da sociedade a sensibilização e comunicação, bem como a promoção da investigação e desenvolvimento de novas soluções e de novos métodos para o tratamento dos pneus em fim de vida.
É licenciada pelos Ministérios do Ambiente e da Economia, como entidade gestora do Sistema Integrado de Gestão de Pneus Usados (SGPU), sistema que iniciou o seu funcionamento em 1 de Fevereiro de 2003. Desde o início de atividade e até agora já foram recicladas e submetidas a outras formas de valorização mais de 1 milhão de toneladas de pneus.