Fãs de banda desenhada: há workshops gratuitos em Viana do Castelo

Nos dias 15 e 22 de junho, o artista André Caetano vai conduzir duas oficinas de ilustração, no Estação Viana Shopping, no âmbito da exposição sobre banda desenhada.

Este sábado, dia 15 de junho, a programação do Estação Viana Shopping apresenta atividades únicas para quem gosta de banda desenhada e quer ficar a saber mais sobre este universo. A par da exposição que está a decorrer no centro comercial, no Piso 2, até ao final do mês, e que reúne obras de artistas portugueses, haverá ainda uma conversa especial e um workshop sobre o tema.

Pelas 15h00, terá início a “Conversa à Volta da Banda Desenhada”, conduzida por Rui Sousa, autor do programa da Antena 1 “Pranchas e Balões”, que terá como convidados André Caetano, ilustrador independente que já colaborou com várias editoras portuguesas, como a Porto Editora, Edições Asa e Polvo, com obras notáveis como “Volta” e “A Little Girl”, e André Lima Araújo, reconhecido pelos seus trabalhos para a Marvel.

Neste mesmo dia, pelas 17h00, terá lugar a oficina de ilustração “Contar Uma História em Banda Desenhada”, que será dada por André Caetano. Neste espaço, será possível aprender a linguagem e as características da banda desenhada, que servem de base para a segunda parte do workshop: escrever, planear e desenhar uma história de uma página. A idade mínima para participação é de 10 anos.

Ainda este sábado, a partir das 21h30, o Centro será palco de uma tertúlia, em que convida todos os interessados a levarem a sua banda desenhada favorita.

André Caetano regressa, depois, no dia 22 de junho, às 17h00, para mais uma oficina de ilustração, desta vez, subordinada ao tema “Desenho de Personagens”, onde serão abordadas a linguagem das formas – como o triângulo, o círculo e o quadrado –, o que transmitem e como podem ser utilizadas no processo criativo. No final, os participantes vão colocar esse conhecimento em prática e criar três personagens.

Esta é uma iniciativa promovida pelo Estação Viana Shopping, em parceria com a Associação Cultural e Artística Artmatriz, que celebra o talento e a criatividade de artistas portugueses do mundo da banda desenhada.

15 de junho
15h00 – Conversa à volta da banda desenhada com André Caetano, André Lima Araújo e Rui Sousa
17h00Workshop de banda desenhada com André Caetano (idade mínima para participar: 10 anos)
21h30 – Tertúlia à volta da Banda Desenhada Dona Emília

22 de junho
17h00 - Workshop de banda desenhada com André Caetano (idade mínima para participar: 6 anos)

Até 30 de junho
Exposição de banda desenhada

Entrada: gratuita
Local: Viana do Castelo, Estação Viana do Castelo, Piso 2

Sobre o Estação Viana Shopping
Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 88 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.