Férias da Páscoa: GaiaShopping convida os mais novos a conhecer o Corpo Humano

Nas Férias da Páscoa, o GaiaShopping desafia os mais novos a conhecer a exposição “Sistemas de Vida”, uma iniciativa que convida à descoberta do corpo humano através de curiosidades e diversas atividades digitais e interativas, com muita diversão. A forma ideal de aprender com diversão e aproveitar as férias da melhor maneira!

Vídeo exposição “Sistemas de Vida”: https://vimeo.com/209917170

A exposição “Sistemas de Vida” tem entrada livre e vai estar no Piso 0, Praça Central, do GaiaShopping, até dia 17 de abril, das 10h e as 21h.

Integrado no projeto “Animação de A a Z”, a exposição inclui um conjunto de atividades lúdico didáticas gratuitas, dirigidas principalmente a crianças dos 5 aos 12 anos. Esta iniciativa pretende ajudar a mostrar o que os nossos olhos não podem ver e a complexidade que se esconde para lá da nossa pele, explicando o funcionamento do nosso corpo, e ainda educar e alertar, de forma divertida, para a necessidade da criação de boas práticas e rotinas desde pequeno, de forma a manter um corpo saudável e uma vida sã.

A exposição “Sistemas de Vida” encontra-se dividida em três zonas de atividade: Sistema Digestivo - Cápsula: “A viagem dos Alimentos”; A Importância da Atividade Física; e Sistema Respiratório - Tórax: “Dentro dos Pulmões”. Estas zonas estão ainda divididas em nove áreas de exposição: Sistema Músculo-esquelético; Sistema Nervoso; Sistema Circulatório; Sistema Reprodutor - Evolução Fetal; Sistema Imunitário/Linfático; “Há vida no coração”- Mesa Sensorial; “Desconstruindo o Cérebro” - Mesa Digital Interativa; “Sabias que?”; e “Sorriso Saudável – Photo Call”.

A viagem começa pelo Sistema Digestivo na cápsula “A Viagem dos Alimentos”, onde as crianças percebem a necessidade de ingerir determinados alimentos e evitar outros.

A fim de complementar a ação anterior, as crianças (re)descobrirão A Importância da Atividade Física, à velocidade da pedalada do “ciclista”. Aqui, ficará claro que os músculos podem ser fortalecidos e modelados com o exercício físico.

Segue-se o Sistema Respiratório - Tórax: “Dentro dos Pulmões”, atividade que simula o interior dos pulmões, explica o processo respiratório - a entrada do oxigénio a cada inspiração e a eliminação do dióxido de carbono a cada expiração.

A viagem continua pelo Sistema Músculo-esquelético, com uma estrutura que exibirá uma impressionante figura humana com esqueleto e músculos a descoberto, com curiosidades relativamente à sua importância e papel.

De seguida, na área que representa o Sistema Nervoso, encontra-se uma estrutura que mostra a complexa rede de nervos existentes no Sistema Nervoso Periférico através de feixes de luz, distinguindo-o do Sistema Nervoso Central.

Passando para o Sistema Circulatório, nesta estrutura é possível perceber a complexidade das ramificações dos vasos sanguíneos, distinguidos aqui entre artérias (vermelho) e veias (azul).

Já no Sistema Reprodutor - Evolução Fetal, é revelada a evolução do feto e, portanto, o início da vida dentro do útero da mulher/mãe.

Na área alusiva ao Sistema Imunitário/linfático, onde será exibida uma conferência TED talk, legendada em português, intitulada “Conhece os teus micróbios”, da autoria da micro-biologista Jonathan Eisen.

De seguida, na mesa sensorial “Há Vida no Coração”, destaca-se o papel deste órgão vital que é o coração. É assim exibida uma réplica de um coração que permanecerá em constante bombeamento de forma a simular o batimento cardíaco, “bombeando o sangue” cerca de 70 vezes por minuto.

A próxima mesa digital interativa, “Desconstruindo o Cérebro”, exibe uma réplica do cérebro lóbulo a lóbulo, permitindo às crianças conhecer as várias funções do mesmo através da informação digital disponibilizada.

Quase a terminar, na zona “Sabias que?”, através de um sistema simples de recolha, os mais novos, ao puxar a corda até ao seu limite, ficam com a noção real do comprimento médio do intestino delgado humano.

No final da tour, no photo call “Sorriso Saudável”, as crianças poderão tirar uma fotografia de grupo para recordação, em cima de uma língua de esponja, e são alertados para os cuidados a ter com a sua higiene oral.

“Animação de A a Z” é um projeto da Sonae Sierra que decorre ao longo de todo o ano e que inclui a organização de eventos e ateliers com diferentes temas, dirigidos a crianças e famílias, sempre aliando a área educativa ao entretenimento.

Sobre o GaiaShopping
Cuidadosamente planeado e concebido sob o tema dos barcos “Rabelos” – barcos típicos do Rio Douro, o GaiaShopping dispõe de uma Área Bruta Locável (ABL) de 59.695 m2, conta com cerca de 159 lojas repartidas por dois pisos, uma praça de restauração comum com 746 lugares sentados, um parque de estacionamento gratuito com capacidade para 2.904 viaturas, um espaço infantil e um cinema multiplex com nove salas e capacidade para 1.804 pessoas. O GaiaShopping oferece a todas as famílias uma grande variedade de opções em compras e lazer. A pensar nos mais pequenos, o Centro disponibiliza, ao longo do ano, várias atividades lúdico pedagógicas que tornam as visitas em família muito mais enriquecedoras.  A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o GaiaShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.gaiashopping.pt.