Festas de São João invadem a Maia

Comunicado de Imprensa
Maia, 23 de junho de 2023

Festas de São João invadem a Maia

Nos próximos dias o MaiaShopping enche-se de animação para celebrar o São João. Desde uma Exposição Bugiada e Mouriscada, danças e cantares com um Rancho Folclórico e quadras dos Santos Populares, o centro comercial da Maia promete festa até ao fim do mês.

O MaiaShopping enche-se de côr, música e festa para celebrar o São João. As mesas da praça da restauração têm manjericos com quadras dedicadas aos Santos Populares e na Praça do Lago está patente a Exposição Bugiada e Mouriscada. Já no dia 25 de junho, o Rancho Folcolórico Infantil e Juvenil da Gandra de Ermesinde anima a tarde com danças e cantares tradicionais.

Até ao dia 30 de junho, está patente, no piso 1 do MaiaShopping, a Exposição Bugiada e Mouriscada, uma mostra que conta a história da antiga tradição da vila de Sobrado, em Valongo. A exposição retrata a festa em torno desta lenda que celebra e invoca o São João e é composta por elementos trajados de Bugios e Mourisqueiros. A Exposição Bugiada e Mouriscada é composta por figurinos de homens vestidos com trajes característicos dos soldados cristãos (Bugios) e dos soldados mouros (Mourisqueiros). A Festa da Bugiada e Mouriscada que decorre noa dia 24 de junho em Sobrado, é única no mundo e está classificada como Património Cultural Imaterial de Interesse Municipal sendo protegida e promovida como parte do legado cultural português.

Já no dia 25 de junho, o Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Gandra de Ermesinde desfila nos Pisos 1 e 2 do MaiaShopping, a partir das 17h00. Com várias atuações previstas para a tarde, os cerca de 50 elementos trazem ao centro os trajes, os cantares, os instrumentos e as danças tradicionais para vários momentos de festa e celebração dos Santos populares.

“O MaiaShopping é um centro próximo da comunidade e, como tal, recebemos várias iniciativas ao longo do ano que partem das pessoas que nos visitam. As várias iniciativas que festejam o São João e outros Santos Populares, são isso mesmo, laços criados com as entidades vizinhas que celebram o que há em comum entre o centro e os seus visitantes: a cultura e a tradição” refere Emanuel Lemos, diretor do MaiaShopping.

Sobre o MaiaShopping
Com uma Área Bruta Locável (ABL) de 28.252 m2, o MaiaShopping é um Centro acolhedor e confortável, diariamente ao dispor dos seus clientes. Com 83 lojas, uma praça de alimentação diversificada com 15 insígnias, 5 salas de cinema NOS, um hipermercado Continente, um ginásio da Fitness Up e 2 parques infantis de nova geração - MaiaLand (playground e área de refeição em família) –, o Centro Comercial proporciona às famílias que o visitam momentos únicos de descontração e entretenimento gratuito. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o MaiaShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas em www.maiashopping.pt.