“Florestas, um património a descobrir” em exposição no Estação Viana

O Estação Viana sensibiliza a comunidade local para a importância de preservação da floresta com a apresentação da exposição itinerante “Florestas, um património a descobrir”, que estará patente no piso 1 do Centro Comercial a partir do dia 21 de Março, e que posteriormente será levada até algumas escolas de Viana do Castelo.

A exposição “Florestas, um património a descobrir”, que é inaugurada no Dia Mundial da Árvore, pretende sensibilizar as crianças para a importância de preservação da floresta. A exposição será complementada com um Jogo da Glória em que os peões serão as próprias crianças que jogarão com a ajuda de um dado gigante.

A exposição foi desenvolvida pelo Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo em 2011, no âmbito do Ano Internacional das Florestas. O Estação Viana aceitou o desafio de apoiar esta iniciativa e, neste sentido, criou um conceito itinerante de modo a que a mesma pudesse ser levada às escolas.

A exposição “Florestas, um património a descobrir” dá continuidade ao trabalho que o Estação Viana tem realizado ao nível da vertente Ambiental da Responsabilidade Corporativa. Recorde-se o trabalho que já foi feito pelo Estação Viana ao nível da reflorestação e limpeza do Monte de Santa Luzia, fortemente afectado pelos incêndios em 2005.

Em 2008, o Estação Viana chamou a atenção para esta questão e envolveu os clientes numa iniciativa que permitiu avançar com a reflorestação de 1 hectare da Serra de Santa Luzia.

Em 2009 e 2010, o envolvimento e colaboração dos clientes do Estação Viana possibilitou assegurar a limpeza de 1 hectare da área reflorestada da Serra de Santa Luzia em cada um dos anos. A reflorestação e limpeza foram asseguradas pelo Gabinete Técnico Florestal da Câmara Municipal de Viana do Castelo.

Sobre o Centro de Monitorização e Intrepertação Ambiental de Viana do Castelo

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo (CMIA) está em funcionamento desde Junho de 2007 e tem vindo a desenvolver um conjunto de acções para a comunidade em geral e a comunidade escolar. Integrado no edifício das antigas Azenhas de D. Prior, este espaço tem uma exposição permanente sobre o Moinho de marés de Viana do Castelo e uma sala dedicada a exposições temáticas temporárias. Dinamiza ainda Oficinas de Aprendizagem aos fins-de-semana e Conversas de Fim de Tarde para o público em geral assim como sessões de esclarecimento e actividades comemorativas de dias temáticos.

O Centro de Monitorização e Interpretação Ambiental de Viana do Castelo é um dos parceiros deste projeto. Esta exposição integrará o conjunto de exposições itinerantes que o CMIA disponibiliza, a título gratuito, para empréstimo a qualquer entidade. A informação relativa a cada uma das exposições itinerantes encontra-se disponível no site do CMIA.

Sobre o Estação Viana Shopping:

Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 101 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável. A arquitectura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração, das quatro salas de cinema e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e um espaço para recreio infantil.

O Estação Viana Shopping é activo no cumprimento do projecto PERSONÆ, que se centra na consolidação de uma cultura de prevenção e antecipação de acidentes, com enfoque no comportamento responsável de cada indivíduo através de valores comuns adoptados por toda a organização e com o objectivo de atingir a meta "zero acidentes".

Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.com.

Para mais informações por favor contactar:

Lift Consulting - Tânia Miguel

T: 351214666500 | M: 351918270387