Fotografias da emigração açoriana para o Canadá em exposição em Ponta Delgada

O Parque Atlântico recebe uma exposição que mostra os primeiros anos da vida das famílias açorianas que emigraram para o Canadá. A mostra está patente no Parque Atlântico a partir de dia 15 de julho.

A partir deste sábado, dia 15 de julho, o Parque Atlântico vai receber uma exposição de fotografias que retratam a chegada e a adaptação dos primeiros emigrantes açorianos que desembarcaram no Canadá. A mostra está patente no piso 0 do centro comercial de Ponta Delgada e pode ser visitada até ao dia 30 de julho.

Numa verdadeira viagem ao passado, a exposição convida os visitantes do centro comercial, não só a conhecerem a dura realidade da adaptação das famílias açorianas ao Canadá, mas também a compreenderem a importância do papel da mulher na preservação da cultura que os unia, tanto a nível familiar, como associativo.

A exposição, que conta com a parceria do Governo dos Açores, da Câmara Municipal da Ribeira Grande e do Museu da Emigração Açoriana, traz ao Parque Atlântico várias fotografias que retratam a onda migratória dos Açores para o Canadá na década de 50 do século XX. Desde 1953 que o Canadá é um dos destinos mais procurados pelos emigrantes de São Miguel, tendo criado já várias comunidades, essencialmente nas províncias de Quebec e Ontário.

A exposição “Emigração Açoriana para o Canadá” esta´ integrada no “Cultura no Centro”, o projeto dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra que quer tornar a arte e a cultura acessível a todos.

“Para o Parque Atlântico é muito gratificante podermos dar espaço a que os nossos visitantes tenham acesso a iniciativas e a ações que promovem a história, a cultura e a tradição da nossa ilha. É, por isso, um enorme prazer receber esta exposição que tão bem reflete uma parte muito importante da história recente de São Miguel.” refere João Pedro Mota, diretor do Parque Atlântico.

Data: 15 a 30 de julho
Local: São Miguel, Ponta Delgada, Parque Atlântico, Piso 0

Sobre o Parque Atlântico
Em funcionamento desde 2003, o Parque Atlântico é o maior Centro Comercial e de Lazer da Ilha de S. Miguel. Com vista sobre Ponta Delgada, o Centro oferece 87 lojas, a maior parte das quais únicas no arquipélago, de 2ª a domingo das 10h00 às 22h00.  Os 1.115 lugares de estacionamento gratuitos servem 22.425 m2 de Área Bruta Locável. A área de restauração variada, o hipermercado Continente, e as lojas especializadas em eletrónica e eletrodomésticos distinguem o Parque Atlântico como o mais diversificado espaço comercial da ilha. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Parque Atlântico assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro Comercial e de Lazer podem ser acompanhadas pelo site www.parqueatlanticoshopping.pt.