Gaia recebe exposição que alerta para o combate à poluição plástica

Até 19 de junho, o ArrábidaShopping tem patente instalações artísticas feitas com resíduos.

No mês em que se celebra o 50.º aniversário do Dia Mundial do Ambiente, o ArrábidaShopping, em Vila Nova de Gaia, recebe a exposição #CombataAPoluiçãoPlástica — um dos desafios do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. A mostra de instalações artísticas está patente na Praça Central, até 19 de junho, domingo.

Esta exposição, que pretende sensibilizar e informar os visitantes de várias idades para esta temática, apresenta obras feitas com Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos (REEE) e resíduos marítimos. Através desta ação, chama-se a atenção para a importância deste universo nas práticas do dia a dia, procurando promover um futuro mais circular. Esta iniciativa decorre em parceria com duas empresas da área de gestão de resíduos: Veolia e Lipor.

O programa de sensibilização do ArrábidaShopping para o combate à poluição plástica contemplou também, ao longo da última semana, um Open Day à comunidade, no qual o Centro abriu o seu cais de resíduos aos alunos da Escola Básica Quinta de Chãs, em Vila Nova de Gaia, para uma visita guiada.

“Preservar o meio ambiente é uma preocupação do ArrábidaShopping desde a sua génese. Trabalhamos diariamente para fazer uma melhor gestão dos resíduos produzidos no Centro, assim como para aumentar constantemente a taxa de reciclagem — no ano de 2022, conseguimos alcançar 74,6%. Se todos contribuirmos, podemos fazer a diferença e esta iniciativa, que é também uma experiência inédita, promove isso mesmo”, refere Tomás Furtado, diretor do ArrábidaShopping.

Esta ação de sensibilização, que consiste em apresentar os bastidores dos resíduos do Centro à comunidade, vai estar a decorrer em vários dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra durante este mês.

Data: até 19 de junho
Local: Vila Nova de Gaia, ArrábidaShopping, Praça Central
Entrada: gratuita

Sobre o ArrábidaShopping
Inaugurado em 1996, o ArrábidaShopping dispõe de uma oferta de lojas diversificada, numa Área Bruta Locável (ABL) de 59.894 m2. Remodelado em 2008, o ArrábidaShopping espelha a sua sofisticação e elegância nas cerca de 169 lojas que oferecem um vasto leque de serviços. Dispõe de cerca de 3.400 lugares de estacionamento. Os cinemas são, também, uma mais-valia no Centro, pois para além da capacidade para 4.000 pessoas, têm ótimas condições de som e imagem. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o ArrábidaShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.ArrábidaShopping.com.