GaiaShopping faz parte da Rota do Românico até setembro

Comunicado de Imprensa
Vila Nova de Gaia, 04 de agosto de 2021

GaiaShopping faz parte da Rota do Românico até setembro

A exposição “Ver do Bago” está disponível no centro comercial até 7 de setembro e inclui um espetáculo infantil.

Até 7 de setembro, o GaiaShopping faz parte da popular Rota do Românico. O centro comercial vai ser a casa da instalação “Ver do Bago”, que recria o ambiente ancestral da relação entre o vinho e a arte no território da Rota do Românico.

A instalação, que está patente no Piso 0, reúne várias peças de experiência interativa, contando com peças escultóricas que remetem para experiências sensoriais, entre as quais “O Códice” — um livro de grandes dimensões, com videomapping interativo. Não faltam também painéis informativos para leitura de conteúdos históricos, científicos e literários sobre o tema.

No âmbito da exposição “Ver do Bago”, promovida pela Rota do Românico, o GaiaShopping oferece ainda um espetáculo infantil do “Som de Algodão”, que propõe uma viagem de sensações que parte da paisagem natural do Tâmega e Vale do Sousa, dando a conhecer as tradições e costumes aos visitantes. Marcado para 5 de setembro, domingo, às 11h00, o espetáculo com música, narração e performance, tem a duração de 25 minutos e dirige-se a crianças com mais de 4 anos e famílias.

António Graça, diretor do GaiaShopping, refere que “ser a casa da instalação ‘Ver do Bago’ durante mais de um mês reforça a determinação do GaiaShopping em divulgar o melhor do nosso país. Além disso, é mais um passo do centro no sentido de apoiar o setor da cultura e tornar a arte acessível a todos.”

Estas ações fazem parte da iniciativa “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural. Em 2021, serão realizadas várias atividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a levar a arte e cultura a todos os portugueses, de norte a sul do país.

Data: 31 de julho a 7 de setembro
Bilhete: entrada livre
Local: GaiaShopping, Piso 0

Sobre a Rota do Românico
A Rota do Românico (RR) é um projeto turístico-cultural, de natureza pública supramunicipal, gerido pela VALSOUSA – Associação de Municípios do Vale do Sousa, com sede em Lousada. A RR reúne, atualmente, 58 monumentos distribuídos por 12 municípios dos vales do Sousa, Douro e Tâmega: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende. As principais áreas de intervenção da RR abrangem a investigação científica, a conservação do património, a dinamização cultural, a educação patrimonial e a promoção turística. Para mais informações: https://www.rotadoromanico.com/pt/.

Sobre o GaiaShopping
Cuidadosamente planeado e concebido sob o tema dos barcos “Rabelos” – barcos típicos do Rio Douro, o GaiaShopping dispõe de uma Área Bruta Locável (ABL) de 59.695 m2, conta com cerca de 159 lojas repartidas por dois pisos, uma praça de restauração comum com 746 lugares sentados, um parque de estacionamento gratuito com capacidade para 2.904 viaturas, um espaço infantil e um cinema multiplex com nove salas e capacidade para 1.804 pessoas. O GaiaShopping oferece a todas as famílias uma grande variedade de opções em compras e lazer. A pensar nos mais pequenos, o Centro disponibiliza, ao longo do ano, várias atividades lúdicas pedagógicas que tornam as visitas em família muito mais enriquecedoras.  A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o GaiaShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site http://www.gaiashopping.pt/.