GuimarãeShopping celebra 20 Anos repletos de história e experiências

O GuimarãeShopping prepara-se para assinalar mais um marco relevante na sua história: no próximo dia 21 de fevereiro, o Centro assinala o seu 20º aniversário e para comemorar esta data importante preparou um conjunto de iniciativas artísticas e culturais que irão permitir a todos os clientes e visitantes que experienciem a verdadeira alma vimaranense em festa, num só lugar.

Sob o mote “20 Anos de Shopping que combinam com a nossa história”, entre os dias 14 e 21 de fevereiro são várias as exposições, demonstrações de artesanato regional, workshops, provas de degustação da doçaria típica de Guimarães e animações musicais que o Centro irá proporcionar para que todos sintam o que de mais genuíno se faz naquela que é considerada uma das mais importantes cidades históricas do país, Património Cultural da Humanidade.

Um dos “momentos altos” da celebração dos 20 Anos do Centro é a criação da instalação artística “Semear Tradições”, da autoria do coletivo The Fleet Kollective. Enquadrada no âmbito da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, esta obra, criativa e inovadora, reflete a tradição e memória do legado vimaranense, dando forma a uma instalação de arte que se propõe, segundo os seus autores, a “mimetizar a iconografia do Castelo de Guimarães na construção de uma instalação que recorre ao bordado vimaranense como pedra basilar da sua edificação”.

Todos os clientes e visitantes do Guimarãeshopping, bem como a comunidade local, poderão participar na conceção desta instalação artística, através dos workshops que se encontram a decorrer de 14 a 20 de fevereiro. Além da ligação ao património material (Castelo de Guimarães) e ao património imaterial (técnica dos bordados vimaranenses), os participantes terão a possibilidade de fazer parte da construção desta instalação artística, envolvidos num espírito de exercício comunitário que os inspira para uma criação artística que será de todos.

A propósito desta criação artística, Pedro Leite, Diretor do GuimarãeShopping, salienta que “a Arte Pública é uma forma inovadora e envolvente de comunicar com quem nos visita. No âmbito da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, e como forma de podermos assinalar os nossos 20 Anos de presença ativa na cidade de Guimarães, acreditamos que a criação de uma obra criativa como esta é um meio importante para captarmos a atenção do nosso público, de o envolvermos nas tradições vimaranenses e do inspiramos para uma criação artística comunitária cujo resultado final será de todos”.

A instalação artística “Semear Tradições” será inaugurada no dia 21 de fevereiro, pelas 18 horas, com um espetáculo de video mapping que cruzará o património e os costumes, unindo-os num momento de narrativa visual com recurso a esta técnica digital em que será criado um retrato vivo da história não só dos últimos 20 anos, mas do surgimento da identidade vimaranense.

Além desta iniciativa cultural, o GuimarãeShopping terá patente ao público no piso 0, de 16 a 21 de fevereiro, uma exposição que divulgará os vários utensílios que são utilizados nas Marchas Gualterianas que são feitas nas Festas em honra a São Gualter, iniciativa que se realiza na cidade de Guimarães desde 1906.

As escolas do concelho, também marcarão a sua presença na programação cultural do Centro: de 16 a 21 de fevereiro, a Escola Alto da Bandeira terá expostos os trabalhos realizados pelos seus alunos, no âmbito do concurso “GuimarãeShopping – 20 Anos” e, ainda durante este período, a Escola Santa Luzia dará a conhecer as várias máscaras de Carnaval que os seus alunos criaram a partir de materiais recicláveis.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, no piso 0, haverá demonstrações de artesanato regional vimaranense, nas quais os clientes e visitantes do Centro ficarão a conhecer como se faz a Cantarinha dos Namorados, peça de artesanato local criada no século XIX, premiada em vários certames nacionais e internacionais e que é hoje uma referência cultural na cidade de Guimarães.

A doçaria regional irá estar em destaque nas atividades comemorativas do GuimarãeShopping e, para que possa ser apreciada, no dia 19 de fevereiro, entre as 17H00 e as 19H00, haverá uma prova de degustação de Tortas de Guimarães e do tradicional doce “Toucinho do Céu”.

E como num ambiente de festa não pode faltar a música, são várias as propostas e artistas que o GuimarãeShopping irá receber para assinalar este marco importante. No dia 20 de fevereiro às 22H00, o Palco da Restauração irá receber uma atuação do Clube de Música, constituída apenas por crianças. No dia 21 de fevereiro às 22H00, o grande destaque vai para Rui Afonso com a apresentação, ao vivo, do seu mais recente trabalho “Passado, Presente e Futuro”; às 15H00, e no mesmo dia, o Centro recebe a Orquestra Juvenil de Pevidém e, às 19H00, a Tuna Afonsina. Para 22 de fevereiro, está prevista a atuação do Grupo Folclórico da Casa do Povo de Guimarães (16H30) e de algumas Tunas Académicas que andarão a fazer serenatas pelas várias lojas do Centro (das 17H00 às 19H00).