GuimarãesShopping apresenta "O Mundo a Trajar em Guimarães"

Exposição apresenta a diversidade de fatos folclóricos, de 9 a 11 de agosto, e integra dois workshops sobre este tema.

O GuimarãeShopping promove o folclore na região e dá palco à exposição "O Mundo a Trajar em Guimarães", realizada no âmbito do Fest’In Folk Corredoura, do Grupo Folclórico da Corredoura.

A exposição apresenta diferentes trajes tradicionais usados um pouco por todo o mundo, com diferentes tecidos, materiais e acessórios, bem como formas diversas de teares manuais e artesanais. São sete os manequins com diferentes histórias de diferentes países, desde o traje português da região da Corredoura, usado ao domingo ou em dias santos, aos fatos europeus do grupo “Lous Cadetouns”, de França, o “Chokha-as” da Geórgia, que remonta ao século IX, e o da região Dolenjskada, da Eslovénia. Conta ainda com o traje africano “panu di pinti” (pano de pente, em português) da Guiné Bissau, o equatoriano” Chola” da cidade de Cuenca, no Equador, e outro do Brasil, para as danças de Cururu e Siriri, da zona de Mato Grosso.

Associados à exposição, serão dinamizados ainda dois workshops gratuitos sobre a cultura do folclore, com explicações aos visitantes. O primeiro acontece dia 9 de agosto, às 16h, e o segundo no dia 11 de agosto também às 16h.

O Fest’In Folk Corredoura é um festival gratuito de folclore que, de 8 a 14 de agosto, apresenta várias iniciativas em Guimarães, desde o centro histórico até ao Campo de S. Mamede, passando pelo GuimarãeShopping. O festival promove festas, galas, workshops e espetáculos criativos para os vimaranenses conhecerem as culturas de outros países.

Esta exposição está integrada na iniciativa “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra para apoiar artistas e entidades culturais das comunidades locais dos centros geridos pelo grupo.

Data: 9 a 11 de agosto
Local: Piso 0 - GuimarãeShopping
Entrada: livre

Sobre o GuimarãeShopping