Há “Roda de Capoeira” no CoimbraShopping

Centro inaugura exposição fotográfica sobre a arte marcial brasileira e apresenta três demonstrações ao vivo, nos sábados até ao final de julho

O CoimbraShoping acaba de inaugurar uma mostra fotográfica sobre capoeira, a reconhecida arte marcial brasileira centenária, que alia a luta, a dança e música.

A exposição “Um olhar sobre a Capoeira na região Centro de Portugal” pode ser visitada até dia 3 de agosto, dia em que se celebra o Dia do Capoeirista.

A iniciativa conta ainda com três demonstrações de capoeira, que se vão realizar, sempre às 11h00, nos sábados de 17, 24 e 31 de julho, no palco da
restauração, situado no Piso 1 do centro.

Roda de Capoeira, Puxada de Rede, Maculelê e Samba de Roda serão as modalidades apresentadas, ao vivo e acompanhados pelos instrumentos musicais tradicionais da capoeira, demonstrando as várias capacidades físicas desta arte, desde a coordenação, o equilíbrio, reflexos e flexibilidade, bem como os movimentos de ataque e defesa característicos da capoeira.

A iniciativa é promovida pela Associação Desperta Capacidade (https://www.capoeiracentro.pt/desperta-capacidade), representante e promotora do Grupo Muzenza de Capoeira (https://www.capoeiracentro.pt/a-muzenza) sediado em Coimbra, com o objetivo de difundir a Capoeira em toda a região centro de Portugal. O
grupo conta já com mais de 16 anos de ensino da Capoeira Contemporânea, bem como de outras manifestações culturais associadas, para praticantes a partir dos 4 anos de idade.

Os alunos têm também a oportunidade de aprender a tocar todos os instrumentos musicais tradicionais da capoeira: berimbau, atabaque, pandeiro, agogô.

Esta iniciativa foi um dos projetos selecionados na convocatória aberta às áreas criativa e da cultura, no qual o CoimbraShopping recebeu 53 propostas diferentes de pessoas e entidades locais ligadas à cultura. Uma ação integrada no “Cultura no Centro”, o projeto dos centros geridos pela Sonae Sierra, que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais e regionais de âmbito cultural.