Há Balões de São João gigantes no Mercado Bom Sucesso

O São João está à porta e, no Mercado Bom Sucesso, já se vive o espírito festivo, com uma exposição especial, novas propostas gastronómicas e música

Até 30 de junho, o Mercado Bom Sucesso coloca em destaque uma das tradições mais especiais da cidade do Porto: os balões de fogo que pintam o céu na altura do São João. Trata-se de uma exposição que reúne oito obras assinadas pelo mestre baloeiro Luciano Britto Gomes, revelando o saber artesanal.

Os balões gigantes prometem conquistar o olhar de todos os visitantes pelo seu design e dimensão, fruto da sabedoria de quem tem o São João nas pontas dos dedos e que, desde criança, é apaixonado por esta arte. Luciano Britto Gomes é natural do Brasil e começou a cortar, dobrar e colar papel para ajudar os irmãos, também eles baloeiros. Há sete anos mudou-se para Portugal, onde tem continuado a sua missão de preservar esta tradição.

É impossível falar em festas populares sem pensar também na gastronomia portuguesa. Neste ramo, o Mercado Bom Sucesso é um ponto de encontro para os melhores sabores, com uma série de propostas que satisfazem todos os gostos, e o mês de junho trouxe novidades fresquinhas. Uma delas é a Galinha do Mercado, onde é possível degustar o típico frango no espeto, suculento e douradinho, arroz de cabidela ou panadinhos de frango com arroz de tomate – tudo de confeção tradicional, que remete para a comida caseira de casa dos avós. Além disso, não faltam o pão de Padronelo, a broa de Avintes ou a linguiça para acompanhar, e uma vasta lista de sobremesas para terminar a refeição, nas qual se encontram o molotof e a tarte de lima.

A abertura do Alapa-te também marca este mês, no Mercado Bom Sucesso, e é a sugestão perfeita para quem não resiste às iguarias da Madeira e a uma deliciosa poncha. Do menu fazem parte propostas como lapas feitas em chapa de ferro, levadas à mesa regadas com sumo de limão e manteiga d’alho, o arroz com as mesmas, ou pregos em bolo do caco – com bife do lombo tenro e suculento, manteiga de alho, queijo e fiambre. O bolo do caco é outra das estrelas da casa, feito na hora, à frente dos clientes, que também podem optar por levar para casa.

A cereja no topo do bolo são os concertos agendados para as próximas duas semanas, no âmbito da agenda cultural “Há Música no Mercado”. Esta quarta-feira, pelas 20h00, o palco é de Ana Gomes, que apresenta fado com um twist tropical, enquanto na próxima semana, dia 27, atuam os Scorpius, num tributo imperdível para os fãs de Scorpions.

O Mercado Bom Sucesso é, assim, o espaço ideal para quem quer viver uma experiência completa, onde não faltam momentos de lazer e viagens gastronómicas.

Mais imagens dos balões e dos restaurantes disponíveis neste link.

Sobre o Mercado Bom Sucesso

Ao todo, são 40 restaurantes e lojas numa viagem gastronómica que leva os visitantes até aos genuínos sabores portugueses, como ainda são exemplos o bacalhau assado com broa, o arroz de tomate com bolinhos de bacalhau, as famosas pataniscas, a típica francesinha, o tão apreciado leitão e derivados como os rissóis, croquetes e sandes de pernil, o marisco, o presunto, os queijos, vinhos e cerveja de várias regiões e países. A estes juntam-se novos e irresistíveis conceitos e sabores como o sushi tradicional e de fusão, as pizzas, pastas frescas ou focaccias. Irresistível é também a doçaria local e conventual, como os bolos de autor, éclairs, jesuítas, natas e os gelados artesanais.
Inaugurado pela primeira vez em 1952, o MBS localiza-se no coração comercial e de negócios da cidade do Porto, junto à Rotunda da Boavista, bem perto da emblemática Casa da Música. O edifício é também a morada do Hotel da Música e da Fundação Manuel António da Mota, com a qual o Mercado estreita relações para se envolver numa programação cultural.