História da GNR nos Açores em exposição inédita

Ponta Delgada recebe uma mostra sobre a evolução histórica da Guarda Nacional Republicana nos Açores.

Chega hoje ao Parque Atlântico a exposição sobre a presença da GNR nos Açores. A mostra que acompanha a evolução desta instituição está disponível até ao próximo dia 15 de outubro, no Piso 0 do centro comercial de Ponta Delgada.

Numa iniciativa inédita, o Parque Atlântico expõe 4 fardas, que foram utilizadas desde 1893 até aos dias de hoje e que refletem alguns marcos históricos da passagem deste Corpo Especial de Tropas ao serviço na Região Autónoma dos Açores. Além do vestuário, os visitantes ficam também a conhecer alguns dos acessórios utilizados pela GNR desde os finais do século XIX para o desenvolvimento da sua missão nos Açores.

A história dos Corpos Fiscais em Portugal remonta aos primórdios da nacionalidade, com os “exatores do fisco”, no século XII, tendo em 1831, começado a esboçar-se uma organização dos corpos fiscais das Alfândegas com carácter militar, surgindo assim a Guarda de Alfândega de Angra, a qual veio a ser inserida num Corpo Fiscal com sede em Ponta Delgada e com as respetivas divisões em Ponta Delgada, Angra do Heroísmo e Horta.

Mais tarde, com a reforma fiscal operada pelo ilustre açoriano, Ministro da Fazenda, Hintze Ribeiro, a designação “Guarda Fiscal” é consagrada em 1885, tendo sido integrada na GNR em 1993.

Estas são algumas das curiosidades que os visitantes do Parque Atlântico poderão ficar a conhecer sobre a presença da GNR nos Açores desde os primórdios, constituindo-se tal como a conhecemos hoje.

Data: 2 a 15 de outubro
Local: São Miguel, Ponta Delgada, Parque Atlântico, Piso 0

Sobre o Parque Atlântico
Em funcionamento desde 2003, o Parque Atlântico é o maior Centro Comercial e de Lazer da Ilha de S. Miguel. Com vista sobre Ponta Delgada, o Centro oferece 87 lojas, a maior parte das quais únicas no arquipélago, de 2ª a domingo das 10h00 às 22h00.  Os 1.115 lugares de estacionamento gratuitos servem 22.425 m2 de Área Bruta Locável. A área de restauração variada, o hipermercado Continente, e as lojas especializadas em eletrónica e eletrodomésticos distinguem o Parque Atlântico como o mais diversificado espaço comercial da ilha. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Parque Atlântico assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro Comercial e de Lazer podem ser acompanhadas pelo site www.parqueatlanticoshopping.pt.