História e tradição da região em exibição no Estação Viana

Nos dias 25 e 26 de agosto, vai estar em exibição no Estação Viana, o ciclo de cinema documental, integrado na programação do “Pulsar Viana. Durante o fim-de-semana, a esplanada do Estação Viana Shopping vai ser a “sala ao ar livre” onde vão ser exibidos quatro documentários que retratam as tradições de Viana do Castelo e Minho. O programa cultural “Pulsar Viana” promove assim a partilha e divulgação da cultura e arte tradicional da região.

O ciclo de cinema documental conta com a parceria da Câmara Municipal de Viana do Castelo, da Associação de Produção e Animação Audio-Visual - Ao Norte, que tem por fim a produção e a divulgação audiovisual, bem como a cooperação para o desenvolvimento na área do ensino, educação e cultura. O Diretor Executivo da Associação ao Norte, Rui Bandeira Ramos explica: “Vamos ter a exibição de 4 filmes / documentários sobre a região, produzidos pela Associação AO NORTE, dois dos quais realizados para a Câmara Municipal de Viana do Castelo.  Os filmes não pretendem ter um discurso cientificamente explicativo, mas ser um encontro com pessoas que têm relação ou afinidades com os temas abordados. A escolha dos temas foi imposta pela urgência em livrá-los da erosão do tempo e permitir salvaguardar uma memória deste presente em acelerada transformação”, conclui.

História e tradição são o ponto de partida para este conjunto de filmes que retratam as atividades mais emblemáticas do Minho.

Dia 25 agosto

• Ouro de Lei (2013)
    • Horário: 21h00 – 22h52
    • Duração: 01:52:44

• Contra Corrente (2012)
    • Horário: 23h30 – 23h56
    • Duração: 00:26

Dia 26 de agosto

• Bordado de Viana do Castelo (2012)
    • Horário: 21h00 – 21h58
    • Duração: 00:58:16
  • Milho à Terra (2007)
    • Horário: 22h30 – 23h20
    • Duração: 00:50

A programação do Pulsar Viana não fica por aqui, os visitantes vão ter a oportunidade de degustar uma marca de cerveja artesanal oriunda da região. Nos dias 25 e 26 de agosto, o Estação Viana dá as boas vindas à Letra, Cerveja Artesanal Minhota.

Esta cerveja artesanal minhota nasce na Universidade do Minho, em 2011 pelas mãos de Francisco Pereira e Filipe Macieira, dois ex-investigadores em bioengenharia que abriram também em Vila Verde um brewpub, um conceito inovador relacionado com bares que servem cerveja fabricada no próprio local, com restaurante e visitas guiadas à fábrica incluídas. É uma cerveja com uma forte ligação à região do Minho, com um caráter jovem, cativante e dinâmico, que vai estar à prova durante o fim-de-semana.

O Estação Viana Shopping preparou um fim-de-semana imperdível com uma programação diversificada com um elemento comum: a promoção da tradição e identidade Minhota.