Hospital da Bonecada regressa ao Colombo numa edição dedicada à Diferença

A partir de sábado, as crianças vão poder participar nesta iniciativa lúdica e educativa que pretende eliminar a síndrome da bata branca. O formato foi já premiado pela Sociedade Portuguesa de Pediatria.

A Praça Central do Centro Colombo, em Lisboa, vai voltar a transformar-se num hospital faz de conta, entre os dias 20 de abril e 1 de maio, com o objetivo de ajudar os mais pequenos a perderem o receio de irem ao médico. “A Criança e a Diferença” é o tema desta 23.ª edição e a entrada é gratuita.

Os participantes devem levar consigo um boneco e são responsáveis por explicar os seus sinais e sintomas para que, de seguida, possam receber o tratamento adequado. De forma que se sintam familiarizados com o ambiente, o Hospital da Bonecada adota uma infraestrutura semelhante à de um hospital real, num percurso que começa na sala de triagem, seguindo, depois, até ao consultório, onde o médico pode prescrever xaropes, beijinhos e abracinhos, e ainda é explicado todo o material usado na consulta, desafiando os mais pequenos a experimentar.

As crianças podem passar ainda pelo bloco operatório, laboratório, gabinete de enfermagem e até pela farmácia, gabinete do dentista, gabinete de imagem médica e radioterapia, ginásio de fisioterapia, sala de nutrição, sala dos sentimentos e pela sala de visão, contando com a ajuda de estudantes universitários de 14 áreas, desde Medicina a Ciências da Nutrição. O Hospital da Bonecada está aberto todos os dias, de 20 de abril a 1 de maio, das 10h00 às 21h00, sendo que a última entrada no espaço é às 20h30.

“É com muito gosto que, ano após ano, apoiamos e a servimos de palco para este projeto que tem um propósito tão significativo para as crianças, contribuindo para que comecem a olhar para os profissionais de saúde sem medo. Além disso, é recompensador saber que fazemos também parte da história de vários estudantes da área da Saúde que tornam possível a realização do Hospital da Bonecada”, refere Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo.

Criada em 2001 pela Associação de Estudantes da Nova Medical School — Faculdade de Ciências Médicas, esta iniciativa permite não só desmistificar o que acontece em contexto hospitalar como fazer com que os mais pequenos percam o receio de ir ao médico, tendo sido já galardoada pela Sociedade Portuguesa de Pediatria com o prémio “Hospital do Futuro”.

Data: 20 de abril a 1 de maio
Horas: 10h00 às 21h00 (última entrada no circuito às 20h30)
Local: Lisboa, Centro Colombo, Praça Central, Piso 0
Entrada: gratuita

Sobre o Centro Colombo
O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 m2 de Área Bruta Locável (ABL), dispõe de mais de 300 lojas e possui características únicas que, juntamente com uma oferta variada e exclusiva, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência suprarregional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 40 restaurantes, 8 salas de cinema e um IMAX, Health Club, Parque Infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centrocolombo.