Instalação artística “Semear Tradições” reflete tradição e memória do legado vimaranense

O GuimarãeShopping prepara-se para comemorar mais um marco relevante na sua história: no próximo dia 21 de fevereiro, celebra-se o 20º aniversário do Centro e, para assinalar o momento, será inaugurada uma instalação artística – “Semear Tradições”, da autoria do coletivo The FleetKollective – que conta com a participação da comunidade local e cujo resultado final reflete a tradição e memória do legado vimaranense.

A apresentação está marcada para as 18 horas, junto à zona central do piso 0, seguindo-se depois um espetáculo de video mapping a que todos os clientes, visitantes e comunidade local poderão assistir e que cruzará o património e os costumes da região, unindo-os num momento de narrativa visual com recurso a esta técnica digital, em que será criado um retrato vivo da história não só dos últimos 20 anos, mas do surgimento da identidade vimaranense.

Enquadrada no âmbito da Política de Arte Pública da Sonae Sierra, esta obra reflete a tradição e memória da história vimaranense, dando forma a uma instalação de arte que, segundo os seus autores, pretende “mimetizar a iconografia do Castelo de Guimarães na sua construção, recorrendo ao bordado vimaranense como pedra basilar da sua edificação”.

Todos os clientes e visitantes do Guimarãeshopping, bem como a comunidade local, deram o seu contributo na criação desta instalação artística, através de workshops que foram dinamizados para este efeito e que decorreram no âmbito das celebrações do Centro. Além da ligação ao património material (Castelo de Guimarães) e ao património imaterial (técnica dos bordados vimaranenses), os participantes tiveram a possibilidade de fazer parte da construção desta instalação artística, envolvidos num espírito de exercício comunitário que os inspirou para uma criação artística que será de todos e cuja inauguração será feita no dia em que o Centro completa 20 Anos de atividade.

Quem lançou o mote deste projeto foi a equipa de gestão do GuimarãeShopping, ao reconhecer que “a Arte Pública é uma forma inovadora de comunicar com quem nos visita, de nos envolvermos nas tradições vimaranenses e de nos inspirarmos para uma obra artística participativa cujo resultado final será de todos” como refere Pedro Leite, Director do Centro Comercial GuimarãeShopping.

Com o aparecimento de obras e coleções artísticas ou culturais dentro dos Centros Comerciais, com símbolos de pertença e transmissores da memória coletiva do Lugar, propomo-nos fomentar a criação artística e criar novos hábitos e experiências que promovam a criação de públicos mais sensíveis à arte” refere Sónia da Rocha, Diretora de Arte Pública da Sonae Sierra.

Neste dia e às 22H00, Rui Afonso – um dos grandes nomes da cultura vimaranense –  apresentará, ao vivo, o seu mais recente trabalho “Passado, Presente e Futuro”. Antes da inauguração da instalação artística “Semear Tradições”, o Centro recebe ainda a atuação da Orquestra Juvenil de Pevidém, às 15H00, e da Tuna Afonsina, às 16H00.

Em anexo, enviamos nota informativa e imagens para ilustração da referida notícia. Agradecemos a vossa atenção na divulgação desta informação.