Já são conhecidas as obras finalistas do Prémio “A Arte Chegou ao Colombo”

As dez obras finalistas vão estar expostas entre os dias 19 de fevereiro e 26 de março, em Cascais. O prémio, no valor de 10 mil euros, é promovido pelo Centro Colombo e co-organizado pela State of the Art (SOTA), com o apoio da Fundação D. Luís I.

Já são conhecidos os dez finalistas da segunda edição do “Prémio A Arte Chegou ao Colombo”, que este ano teve como tema as alterações climáticas e a sustentabilidade. As obras finalistas vão estar em exposição no Centro Cultural de Cascais e o vencedor será anunciado no dia 27 de março.

As obras selecionadas incluem diferentes expressões artísticas, da escultura ao desenho. Entre os artistas emergentes que vão ver os seus trabalhos expostos em Cascais destacam-se Pedro Serafim, Fábio Colaço, Catarina Gentil, Joana Pitta e Tito Chambino, que apresentam esculturas. Ana Ferreira e Luísa Amaral criaram a sua arte a partir do desenho e os finalistas Duarte Perry, Nicoleta Sandulescu e Margarida Alves inscreveram-se com vídeo loop, fotografia e uma instalação, respetivamente.

As candidaturas foram avaliadas pelo júri constituído pelos representantes da Fundação Arpad-Szenes Vieira da Silva, da Fundação D. Luís I, do Museu Coleção Berardo, do Museu Nacional de Arte Antiga e do Museu Nacional de Arte Contemporânea do Chiado, que selecionou os 10 finalistas tendo em consideração a interpretação da temática, conjugada com critérios de originalidade, criatividade, técnica, entre outros.

Durante a exposição das obras finalistas no Centro Cultural de Cascais, que estará patente entre 19 de fevereiro e 26 de março deste ano, decorrerá uma votação no site do Colombo (apenas até dia 20 de março). A escolha do público terá um peso de 40% no resultado, enquanto o voto do júri significará 60% no apuramento do vencedor, que será revelado no dia 27 de março. O regulamento completo está disponível online.

Salvato Teles de Menezes, presidente da Fundação D. Luís I, considera que “esta é uma iniciativa que dá oportunidade a artistas emergentes de mostrarem o seu talento. Na Fundação D. Luís I promovemos o trabalho de novos artistas a par de nomes maiores da arte nacional e internacional, pelo que é com satisfação que recebemos no Centro Cultural de Cascais os trabalhos de Pedro Serafim, Fábio Colaço, Catarina Gentil, Joana Pitta, Tito Chambino, Ana Ferreira, Luísa Amaral, Duarte Perry, Nicoleta Sandulescu e Margarida Alves.”
Paulo Gomes, diretor do Centro Colombo, refere que “é uma vez mais um enorme orgulho ver que a ‘A Arte Chegou ao Colombo’, um projeto pioneiro com mais de uma década, continua a servir de palco para que artistas emergentes em Portugal possam dar a conhecer o seu trabalho. Recebemos mais de 270 candidaturas, o que só vem reforçar que a aposta do Centro no apoio à Cultura não podia fazer mais sentido”.

Dedicada ao tema das alterações climáticas e da sustentabilidade, a segunda edição do "Prémio A Arte Chegou ao Colombo" conta com a parceria da Fundação D. Luís I, da Get2C e da JCDecaux, e tem como embaixadoras Luísa Schmidt, socióloga e investigadora principal com habilitação do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, e Cristina Ataíde, artista plástica premiada com várias obras em coleções públicas e privadas nacionais e internacionais.

O júri do Prémio é composto por:
- Emília Ferreira — Diretora do Museu Nacional de Arte Contemporânea
- Joaquim Oliveira Caetano — Diretor do Museu Nacional de Arte Antiga
- Mariana Bairrão Ruivo — Diretora e Curadora da Fundação Arpad Szenes – Vieira da Silva
- Rita Lougares — Diretora Artística da Fundação de Arte Moderna e Contemporânea – Museu Coleção Berardo
- Salvato Teles de Menezes — Presidente do Conselho Diretivo e Administrador-Delegado da Fundação D. Luís I

Sobre A Arte Chegou ao Colombo
Lançado em 2011, “A Arte Chegou ao Colombo” é um projeto pioneiro do Colombo que contribui para a divulgação e promoção de atividades culturais, aproximando os visitantes do centro das diversas manifestações artísticas e promovendo a sua participação, democratização e interação com a Arte de forma gratuita e acessível a todos. Pode consultar mais informação sobre o projeto em anexo. Mais informações em www.colombo.pt/artecolombo/.