“Jardim de Sombras” enche o MadeiraShopping de cor

A instalação vencedora da Open Call vai estar patente no Piso 0 até novembro.

Até novembro, a esplanada do MadeiraShopping vai ter mais cor. A instalação “Jardim de Sombras”, vencedora da primeira edição da Open Call, já está patente no Piso 0 do centro.

A instalação que ocupa toda a parede de vidro da esplanada do MadeiraShopping é uma composição de várias formas com diferentes cores que jogam com a luz incrível desta zona do centro. Cristiana de Sousa, ou Andorinha, é a autora desta obra e explica que as formas e as cores escolhidas “partem de uma memória coletiva do imaginário popular e tradicional madeirense, através de uma reinterpretação e simplificação dos desenhos dos bordados nos coletes do folclore da Madeira”.

Esta instalação surge como um dos projetos vencedores da Open Call, que tem como objetivo dar palco à arte e à cultura regional. Em maio desde ano, o MadeiraShopping lançou o desafio aos artistas da região pretendendo, assim, ser um espaço que apoia e ajuda o trabalho dos artistas locais a ter maior visibilidade e a chegar a novos públicos.

Data: setembro a novembro
Local: Funchal, MadeiraShopping, Esplanada, Piso 0

Sobre a artista
Cristiana de Sousa AKA Andorinha (1989, Ilha da Madeira, Portugal) Cristiana nasceu e cresceu na Freguesia da Camacha e desde sempre revelou grande interesse pela cultura popular e tradicional madeirense. Concluiu o curso de Pintura na Faculdade de Belas-Artes da Universidade de Lisboa em 2012, e o curso de Mestrado em Arte e Design para o Espaço Público na Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto em 2015. O seu trabalho já foi visto, na Rússia, Portugal, Estados Unidos, Turquia e Áustria, tendo já efetuado vários trabalhos no domínio da intervenção mural e pública. Atua também em áreas distintas, como é o caso do seu trabalho enquanto figurinista e aderecista nas artes do espetáculo, assim como numa vertente mais artesanal, mais concretamente na recriação das Bonecas de Massa da Madeira e na criação de outros objetos de autor. Tem exposto individualmente e em projetos coletivos, como tem também participado em projetos que apostam na formação de públicos, com um cunho acentuado da linguagem de índole popular e artística.

Sobre o MadeiraShopping
O MadeiraShopping é o maior Centro da Ilha da Madeira. Com vista panorâmica sobre o mar, este Centro Comercial e de Lazer da Sonae Sierra foi inaugurado em março de 2001. É um Centro de referência na sua área de influência com uma grande variedade de lojas, ligadas à área da moda, contando também com uma loja única na ilha, a Fnac. As 100 lojas e os 1.060 lugares de estacionamento, num total de 26.785 m2 de Área Bruta Locável (ABL), encontram-se diariamente ao dispor dos visitantes. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o MadeiraShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o MadeiraShopping podem ser consultadas no site www.madeirashopping.pt