Jazz Sessions pela primeira vez no CascaiShopping

Pela primeira vez o CascaiShopping recebe as Jazz Sessions! Esta é uma, das várias ações que se vão realizar ao longo do ano, que alia o Lazer e a Cultura permitindo ao CascaiShopping presentear os seus visitantes com diversas iniciativas, enquanto manifestação criativa.

A música vai ser a iniciativa que marca o arranque das atividades do CascaiShopping que permitem aliar o Lazer e a Cultura. As Jazz Sessions são compostas por quatro concertos, de entrada gratuita, nos dias 18 e 25 de maio e 1 e 8 de junho, ao final da tarde às 19H30, no Cascais Kitchen, localizado no piso 1. Esta é a localização perfeita para receber as Jazz Sessions enquadrando-se perfeitamente no espaço pelo seu caráter inovador e diferenciador num local de partilha único.

Trata-se de uma atuação num ambiente intimista que se apresenta, pela primeira vez, no CascaiShopping, e marca também o arranque do jazz no concelho de Cascais. Joana Machado, Mário Laginha Trio, João Hasselberg & Pedro Branco e P.L.I.N.T. – Pablo Lapidosas International Trio são os nomes que irão representar este género musical no Centro Comercial.

Luís Vilhena de Mendonça, diretor do CascaiShopping, afirma que “Este ano o CascaiShopping está a apostar no programa Lazer oferecendo algo inovador aos nossos clientes e visitantes durante todo o ano. Este primeiro projeto tem início já este mês e vai contar com uma iniciativa cultural dedicada ao jazz. Com atuações num ambiente intimista o público é convidado a assistir a atuações ao vivo que os visitantes do Centro têm a oportunidade de ver em exclusivo.”

Os concertos das Jazz Sessions serão apresentados por João Moreira dos Santos, ligado ao jazz desde a adolescência, integrou a direção do Hot Clube de Portugal nos anos 90. É autor de dez livros subordinados a esta temática “80 Anos de Jazz em Cascais”, “Roteiro do Jazz”, entre outros sendo que alguns dos quais estão representados na Library of Congress, na New York Public Library, na British Library, na Bibliothèque Nationale de France, entre outras. É também autor de várias exposições, roteiros e palestras culturais, tendo igualmente criado e produzido eventos culturais.

Joana Machado é a primeira artista a atuar no palco do CascaiShopping no dia 18 de maio, às 19H30, sendo considerada uma das mais originais cantoras e compositoras nacionais dos últimos anos deste género musical. Joana Machado foi referida “nova voz revelação”, em 1999, e em 2002 frequentou o programa de Jazz e Música Contemporânea da New School University, em nova Iorque. Na sua discografia conta com 5 títulos em seu nome “Crude”, em 2006, “A Casa do Óscar”, em 2009, “Travessia dos poetas – Rosapeixe”, em 2010, “Blame it on my Youth”, em 2014, “Lifestories”, em 2016, e ainda participações em gravações de Abe Rábade. Este seu último trabalho é baseado em muitas histórias pessoais, fruto de trabalho em equipa, de pesquisa de sonoridades e grooves, de afirmação de uma estética onde o Jazz é o playground perfeito para reunir influências musicais, do soul ao rock n´roll.

A atuação de Mário Laginha Trio está agendada para o dia 25 de maio, às 19H30, já com um longo percurso musical. Mário Laginha iniciou a sua carreira na primeira metade da década de 1980, tendo sido um dos fundadores do Sexteto de Jazz de Lisboa e do Decateto de Mário Laginha, tendo o primeiro disco em nome próprio “Hoje” surgido em 1994. Com dois dos instrumentistas que gravaram com ele o seu primeiro disco, Bernardo Moreira e Alexandre Frazão, envereda por uma carreira em trio, destacando a enorme e invulgar cumplicidade entre o piano de Mário Laginha, o contrabaixo de Bernardo Moreira e a bateria de Alexandre Frazão. Uma atuação de Mário Laginha Trio transmite ao público uma alegria enorme de estarem juntos em palco e um grande domínio dos instrumentos e de uma forte identificação com a linguagem musical do pianista e líder do grupo.

Já no primeiro dia do mês de junho será a vez de João Hasselberg & Pedro Branco se apresentarem ao público do CascaiShopping, às 19H30. Esta é uma das parcerias mais criativas na cena musical nacional, na qual João Hasselberg e Pedro Branco iniciam uma viagem na qual descobrem as sonoridades de cada um, tendo a liberdade de criação e execução nas suas composições. Nesta fase do projeto, o duo vai ter uma abordagem aos sons elétricos e eletrónicos deixando de lado os instrumentos acústicos, dando o nome de “venera veneralis” a esta descoberta. Entre a energia das cordas do baiso de João Hasselberg e da guitarra do Pedro branco pode-se ouvir a ousadia dos sintetizadores modulares, controlados pelo baixista, o teclado sintetizado do baterista furados pelos efeitos dos pedais eletrificando em absoluto o espaço e o público.

P.L.I.N.T. – Pablo Lapidusas International Trio – vai fechar o programa das Jazz Sessions do CascaiShopping no dia 8 de junho, às 19H30. Este é o primeiro projeto fora do formato solo do pianista Pablo Lapidusas em colaboração com o baixista Leo Espinosa e o baterista Marcelo Araújo formado em 2014. Neste mesmo ano P.L.I.N.T. gravaram ao vivo o primeiro CD ”Live in Johannesburg – Ekaya” e entre 2016 e 1017 realizaram mais de 50 concertos em vários países, Brasil, Alemanha, Portugal, África do Sul, Moçambique e Índia. Já este ano o trio está a preparar novo material para a gravação do segundo álbum.

Este será, seguramente, um programa a acompanhar de perto todas as sextas-feiras, entre de 18 maio e 8 de junho, ao final da tarde, no CascaiShopping.