Joana Vasconcelos expõe “Valquírias” no NorteShopping

São duas as esculturas suspensas da coleção da artista, cada uma com mais de 200 quilos e sete metros de dimensão, que estão em exposição no centro comercial.

A partir de hoje, e até 2 de setembro, o NorteShopping transforma-se num museu temporário para receber a exposição “Valquírias de Joana Vasconcelos”. Numa instalação que pretende explorar a arte nas suas vertentes expositiva e didática, a artista partilha duas imponentes esculturas suspensas a partir do teto que já estiveram expostas em cidades como Versalhes ou Londres.

Estas valquírias, duas esculturas exuberantes e de corpos invulgares, são inspiradas nas figuras femininas da mitologia nórdica que sobrevoavam os campos de batalha e gravitam, literalmente, na praça central do NorteShopping, tornando o centro comercial num espaço cultural único e atrativo a todos os visitantes.

“Mary Popins” é criada a partir da combinação de tricô e croché de lã feitos à mão, malha industrial, tecidos, adereços, poliestireno, poliéster e cabos de aço, resultando numa majestosa escultura de 219 quilos e sete metros de largura. Enorme, colorida e tentacular, com seis braços alongados, esta valquíria já esteve exposta na galeria britânica de arte contemporânea Haunch of Venison, em Londres (2010), no Palácio de Versalhes, em França (2012), e no Centro de Congressos, em Maastricht (2013).

A segunda valquíria de Joana Vasconcelos chama-se “Royal Valkyrie” e mistura croché de lã feito à mão, aplicações em feltro, tecidos, adereços, insuflável, entre outros materiais. Com um peso a ultrapassar os 220 quilos e os nove metros de altura, esta escultura suspensa foi produzida com a colaboração de artesãs de Nisa, usando-se motivos florais e técnicas tradicionais desta vila portuguesa do distrito de Portalegre. A peça tem o patrocínio da Manufacture Prelle, de Paris, e já passou pelo Palácio de Versalhes (2012), pelo Palácio Nacional da Ajuda, em Lisboa (2013), e pela Royal Academy of Arts, em Londres (2018).

Para Paulo Valentim, diretor do NorteShopping, “receber no centro as duas esculturas da coleção de Joana Vasconcelos, e ambas com um histórico tão relevante, é um enorme orgulho para o NorteShopping. Esta exposição é um importante marco no caminho do centro enquanto espaço que promove o acesso à cultura e à arte, algo que se torna ainda mais significativo durante a pandemia, sendo o setor da cultura um dos mais afetados.”

Joana Vasconcelos afirma: “Ainda me lembro da instalação que criei em 2000 para o Silo – Espaço Cultural, em parceria com Serralves e tendo a curadoria do João Fernandes. Ao fim destes anos todos, é bom voltar aqui com estas Valquírias que já passaram por outros países do mundo, abrem os seus braços sobre as pessoas que aqui vêm e trazem a arte onde não é habitual encontrá-la.”

Estão ainda previstas várias atividades gratuitas associadas à exposição “Valquírias de Joana Vasconcelos”, tais como: visitas guiadas às obras nos dias 10 e 24 de agosto, às 19h; quatro oficinas de croché para famílias aos sábados (24 de julho e 7, 21 e 28 de agosto), às 11 horas; nos dias 31 julho e 14 de agosto, também sábados e à mesma hora, há workshop sobre esta técnica tradicional para adultos. O número de participantes é limitado e é necessária inscrição no balcão de informações para garantir o lugar, tanto nas visitas guiadas como nos workshops.

Esta mostra faz parte da iniciativa “Cultura no Centro”, o projeto dos centros comerciais geridos pela Sonae Sierra que quer tornar a arte e a cultura acessível a todos. Ao longo de 2021, serão realizadas várias atividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a tornar a cultura acessível a todos os portugueses, de norte a sul do país.

Fotos disponíveis para download neste link. Créditos de ©Tiago Matos, Balla

Sobre Joana Vasconcelos
Nascida em 1971, Joana Vasconcelos é uma artista plástica contemporânea, reconhecida mundialmente pelas suas esculturas monumentais, cuja prática de 25 anos se estende ao desenho e ao vídeo. A sua obra atualiza o movimento de artes e ofícios para o século XXI, incorporando objetos do dia a dia, com humor e ironia, estabelecendo a ponte entre o ambiente privado e a esfera pública, questionando o estatuto da mulher, a sociedade de consumo e a identidade coletiva.
A aclamação internacional chegou com a primeira Bienal de Veneza curada por mulheres, em 2005 com A Noiva. Em 2013 voltou a chamar a atenção com Trafaria Praia, o primeiro pavilhão flutuante da história do certame, a representar Portugal. A mais jovem artista e primeira mulher a expor no Palácio de Versalhes, em 2012 a sua exposição foi a mais visitada em França em 50 anos, com um número recorde de 1,6 milhões de visitantes. Em 2018, tornou-se na primeira artista portuguesa a ter uma exposição individual no Guggenheim de Bilbau, que foi também uma das mais visitadas da história do museu e a quarta melhor desse ano para o The Art NewspaperBeyond, a sua maior exposição até à data no Reino Unido, continua no Yorkshire Sculpture Park até janeiro de 2022. Para mais informações: http://www.joanavasconcelos.com/index.aspx.

Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com que seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de mais de 250 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 55.675 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.

Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 50 espaços, nove salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.