Lisboa recebe exposição que chama a atenção para os abusos contra crianças

Até 31 de agosto, o Centro Colombo é palco da exposição fotográfica “SHAME - European Stories”, que retrata a realidade dos abusos e maus-tratos a crianças em Portugal e na Europa.

A exposição fotográfica “SHAME – European Stories”, que tem percorrido a Europa para partilhar histórias de sobreviventes de abusos na infância, está, agora, em Lisboa, no Piso 1 do Centro Colombo, e pode ser visitada até ao final do mês de agosto.

Organizada pelo Instituto de Apoio à Criança enquanto dinamizador do projeto Justice Initiative em Portugal e pela Fundação Guido Fluri, a iniciativa reflete a perturbadora realidade dos sobreviventes de todos os tipos de abusos praticados contra crianças de 20 países europeus, com foco especial em Portugal, através de uma compilação de imagens captadas pelo premiado fotógrafo Simone Padovani.

Um desses rostos é o da conhecida atriz Melânia Gomes, que tornou público o seu caso de abuso, há alguns meses, e explica que esta exposição pretende encorajar os sobreviventes de abuso. “A sua histo´ria na~o pode continuar a ser silenciada. Se na~o olharmos para o passado hoje, na~o podemos construir o futuro. Esta e´ a nossa responsabilidade para com os sobreviventes e para connosco, enquanto cidada~os”, defende a atriz.

As fotografias retratam crianças que sofreram diversas formas de abuso, incluindo, físico, emocional e sexual, e a diversidade dessas mesmas histórias, que incluem casos em lares de crianças no sudeste europeu, de crianças retiradas das suas famílias nas ex-colónias e episódios de abusos em contexto familiar, na Igreja e na internet.

Foram recolhidos testemunhos de quase uma centena de pessoas, que mostram as dimensões da injustiça e do sofrimento, e atestam as profundas cicatrizes deixadas. No seguimento dos abusos e  maus-tratos, os sobreviventes têm, ainda hoje, graves problemas fi´sicos e psicolo´gicos, vivem em situac¸a~o de pobreza na velhice ou em isolamento social, sem apoio especi´fico do Estado e da sociedade.

O pano de fundo da exposição é uma Moção apresentada ao Conselho da Europa, que exige uma reflexão profunda sobre os abusos contra crianças e as formas de reparação nos Estados-Membros. Assim, “SHAME – European Stories” visa sensibilizar e inspirar ações concretas para proteger as crianças, nomeadamente alterações legislativas, e criar um futuro mais seguro e saudável para todas as gerações.

Data: até 31 de agosto
Local: Lisboa, Centro Colombo, Piso 1
Entrada: gratuita

Sobre o Centro Colombo
O Centro Colombo, um dos maiores centros comerciais da Península Ibérica com 113.858 m2 de Área Bruta Locável (ABL), dispõe de mais de 330 lojas e possui características únicas que, juntamente com uma oferta variada e exclusiva, permitem ao consumidor a melhor experiência em compras. Com uma área de abrangência supra regional, no Centro Colombo encontra tudo aquilo que possa imaginar. São mais de 40 restaurantes, 8 salas de cinema e um IMAX, Health Club, Parque Infantil (ColomboLand), Espaço BabyCare e Bowling City, além de vários serviços de apoio ao cliente e das maiores lojas âncora do país que incluem as marcas mais procuradas pelos consumidores. Desta forma, o Centro Colombo representa uma oferta completa caracterizada pela Inovação e Diferenciação dos seus produtos e serviços, com o intuito de maximizar o conforto e segurança dos seus clientes.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Centro Colombo assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.colombo.pt e na página de Facebook em https://www.facebook.com/centrocolombo.