Maior festival de blues português regressa a Braga com artistas icónicos

O Nova Arcada Braga Blues volta está de volta à cidade para a 7.ª edição, trazendo grandes nomes como Amar Sundy, Robben Ford e Tim, além de uma vasta programação que inclui mostras, concertos distribuídos por vários locais icónicos de Braga – e uma talk muito especial com a cantora Aurea.

A cidade de Braga volta a vibrar com a sétima edição do Nova Arcada Braga Blues, que promete elevar ainda mais a fasquia. De 2 a 9 de novembro, o festival volta a tomar conta de Braga com oito dias de pura magia musical, com nomes icónicos como Amar Sundy, Robben Ford e Tim, dos Xutos & Pontapés. Organizado pela Mobydick Records & Micha Rudowski, este evento continua a afirmar-se como o maior festival de blues em Portugal, celebrando o género em toda a sua riqueza e diversidade. Os bilhetes para os três principais concertos estão à venda na Ticketline e na bilheteira do Forum Braga — as restantes atuações são gratuitas.

Este ano, o Nova Arcada Braga Blues não será apenas um festival, mas uma verdadeira jornada sonora pela cidade. Os concertos e atividades voltam a percorrer em múltiplos locais emblemáticos de Braga, desde o Forum Braga, onde grandes estrelas internacionais vão subir ao palco, como Robben Ford, um dos maiores guitarristas do mundo e nomeado cinco vezes para os Grammys, até espaços mais intimistas como o Café Viana, Boca Maldita e Mesa na Praça. A música também vai invadir as escolas secundárias, envolvendo os jovens na história e na essência do blues.

A programação abre com uma Mostra de Instrumentos Musicais Fabricados em Portugal, nos dias 2 e 3 de novembro, no Piso 1, do Centro Comercial Nova Arcada. Alguns dos mais prestigiados luthiers do país irão expor as suas criações, permitindo ao público conhecer de perto os instrumentos que dão alma ao blues, proporcionando uma experiência única a quem estiver no Centro. Também no dia 3, pelas 15h O Blues vai ao Nova Arcada, na Praça Central do Centro Comercial, e haverá ainda uma Jam session, em que os músicos se juntam para improvisar, pelas 19h30, na Mesa na Praça, espaço inserido no Mercado Municipal de Braga.

A 4 de novembro, o festival acolhe uma conversa musical na Cineplace Nova Arcada com a presença de Aurea. A reconhecida cantora portuguesa falará sobre a influência do Blues na sua carreira e irá interpretar canções acompanhada de Budda Guedes na guitarra, proporcionando um verdadeiro momento intimista e inspiracional. Por cada 5€ em compras nas lojas do Nova Arcada, até dia 3 de novembro, os clientes têm a oferta de um bilhete. Há um limite máximo de dois bilhetes por cliente, limitados ao plafond existente de 250 entradas.

A cidade vai culminar a semana com três grandes concertos no Forum Braga, onde artistas de renome mundial prometem deixar a sua marca. No dia 7 de novembro, Amar Sundy, considerado uma referência no Blues tuaregue, traz ao palco uma fusão das sonoridades do deserto africano e do blues norte-americano. No dia 8, será a vez da já consagrada Portuguese Blues Reunion, onde Tim, Budda Guedes, Ruca Lacerda e João Andresen vão entregar uma performance poderosa e enérgica, explorando o Blues com um toque português. Este espetáculo, já uma marca registada do Nova Arcada Braga Blues, promete um espetáculo eletrizante e emotivo, onde o blues e o rock se encontram em plena harmonia. A 9 de novembro, será a vez do lendário guitarrista Robben Ford se estrear em Braga para encerrar o festival de forma memorável. O público pode esperar uma noite repleta de virtuosismo, onde Ford irá revisitar os maiores sucessos da sua carreira e proporcionar momentos inesquecíveis.

Mais concertos e o “Blues vai à escola”
Feito em Braga para Braga, este festival, procura envolver a toda a comunidade e, por isso, mais uma vez o "Blues vai à escola", nos dias 4 e 5 de novembro, numa iniciativa que procura cativar os mais novos para o universo do Blues. Em formato de quarteto, liderado por Budda Guedes, o projeto percorre as escolas secundárias e conservatórios da cidade, oferecendo apresentações ao vivo que exploram a origem e evolução do Blues. Além da música, os alunos terão a oportunidade de compreender as influências sociais e culturais deste estilo icónico.

Na noite de 6 de novembro, às 22h00, o Boca Maldita será palco da All Stars Jam Session, um dos momentos mais aguardados do festival. Esta sessão de improviso reúne todos os músicos presentes no festival, mostrando a magia de criar música em tempo real. Tanto artistas profissionais como amadores poderão partilhar o palco, oferecendo ao público uma verdadeira experiência colaborativa.

A 7.ª edição do Nova Arcada Braga Blues 2024 promete ser uma celebração inesquecível do Blues, reunindo gerações de fãs e músicos numa verdadeira ode à música que transcende fronteiras.

Para mais detalhes sobre a programação completa, visite www.bragablues.com.