• Sonae Sierra/

Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Nuno Markl e Pedro Ribeiro são “Amigos na saúde e na demência”

IMAGENS DO MAKING OF AQUI.

• As figuras públicas dão voz à campanha solidária de âmbito nacional que pretende mudar a forma como o nosso país pensa, age e fala sobre as demências, contribuindo para reduzir o estigma social.
  •
  • Um ano depois do lançamento do projeto “Amigos na Demência”, a Sonae Sierra junta-se à associação Alzheimer Portugal para aumentar a compreensão sobre as demências e convidar os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia das Pessoas com Demência
·         8ª Avenida, ArrábidaShopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Estação Viana Shopping, ViaCatarina Shopping, CascaiShopping, CoimbraShopping, Serra Shopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, LeiriaShopping, LoureShopping, RioSul Shopping, MadeiraShopping e Parque Atlântico são os Centros Comerciais que recebem esta campanha, local onde os visitantes são convidados a juntar-se aos “Amigos na Demência”.

Estima-se que, até 2050, o número de pessoas com demência triplique, chegando a mais de meio milhão de pessoas em Portugal e a cerca de 135 milhões em todo o mundo. No mês de consciencialização para as necessidades das pessoas com demência - o Dia Mundial da Pessoa com Doença de Alzheimer comemora-se a 21 de setembro – estes centros, geridos pela Sonae Sierra, juntam-se à associação Alzheimer Portugal e lançam uma campanha para uma mudança social.

Para dar voz ao vídeo de lançamento desta campanha, são várias as figuras públicas que não ficaram indiferentes à campanha “Amigos na saúde e na demência” – a iniciativa que relembra que aquilo que é mais importante para uma pessoa com demência é, também, aquilo que é mais importante para qualquer um de nós: amor e compreensão. Ser amigo é continuar presente e disponível para compreender e apoiar. O arranque desta campanha é marcado com o lançamento de um vídeo que conta com Margarida Pinto Correia, Sílvia Rizzo, Pedro Ribeiro e Nuno Markl, as caras conhecidas que relembram que a amizade é muito mais do que a capacidade de recordar bons momentos. Para além deste, a campanha conta também com três vídeos de testemunhos de amigos de pessoas com demência, onde se torna evidente que a amizade é o que prevalece em todos os momentos.

Com esta campanha, os centros geridos pela Sonae Sierra e a associação Alzheimer Portugal convidam todos os portugueses a serem Amigos na Demência, bastando, para isso, aprender um pouco mais sobre como é viver com demência e assumir um compromisso de uma ação, pequena ou grande, a favor das pessoas com demência. Podem fazê-lo acedendo à plataforma da associação ou participando nas Sessões de Informação que irão decorrer por todo o país.

“Amigos na saúde e na demência” pretende aumentar conhecimentos sobre esta doença e aumentar o número de “amigos” que se comprometem a contribuir para que as pessoas com demência possam viver melhor, o que pode ser tão simples como nunca mais utilizar palavra “demente” ou “demenciado” e, em vez disso, dizer “pessoa com demência”, pois assim vemos primeiro a pessoa e não a sua doença.

No âmbito da campanha “Amigos na Saúde e na Demência”, de setembro a novembro decorrerão ainda diversas Sessões de Informação “Amigos na Demência” nos Centros geridos pela Sonae Sierra, nas quais são partilhadas as principais mensagens-chave sobre como podemos mudar a forma como pensamos, agimos e falamos sobre a Demência. Com entrada gratuita e aberta a toda a população, as primeiras sessões estão já marcadas para dia 8 de setembro, às 10h30, no Centro Colombo (salas de cinema) e no NorteShopping (Silo-Espaço Cultural). Para além destas sessões, a associação Alzheimer Portugal promove ainda Formações para Embaixadores “Amigos na Demência”, com o objetivo de formar voluntários para se juntarem à campanha e para se tornarem embaixadores, com a duração de cerca de 7 horas.

Vídeos da campanha disponíveis nos seguintes links: figuras públicas e testemunhos da Teresa, Sara e Fernanda.
Agenda de sessões de informação e formações para embaixadores aqui.

[1] Centros abrangidos pela campanha em Portugal:
Zona Norte e grande Porto: 8ª Avenida, ArrábidaShopping, GaiaShopping, GuimarãeShopping, MaiaShopping, NorteShopping, Nova Arcada, Estação Viana Shopping e ViaCatarina Shopping.
Zona Centro e grande Lisboa: CascaiShopping, CoimbraShopping, Serra Shopping, Centro Colombo, Centro Vasco da Gama, LeiriaShopping, LoureShopping e RioSul Shopping.
Ilhas: MadeiraShopping e Parque Atlântico.

Sobre a Alzheimer Portugal:
A Alzheimer Portugal é uma organização de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com Demência e dos seus familiares e cuidadores, tendo como visão uma sociedade que integre as Pessoas com Demência e reconheça os seus Direitos. Pode consultar o site da associação em www.alzheimerportugal.org.

Sobre a Sonae Sierra

A Sonae Sierra www.sonaesierra.com é uma Empresa internacional dedicada a servir as necessidades de investidores de retalho imobiliário. A Empresa opera em 13 países, fornecendo serviços em geografias tão diversas como Portugal, Alemanha, Argélia, Brasil, Colômbia, Eslováquia, Espanha, Grécia, Itália, Marrocos, Roménia, Rússia, Tunísia e Turquia. A Sonae Sierra é proprietária de 45 Centros Comerciais com um valor de mercado de 6 mil milhões de euros, gere e/ou comercializa 81 Centros Comerciais com uma área bruta locável de 2,3 milhões de m2 e cerca de 9000 lojistas. Em 2015, a Empresa registou mais de 430 milhões de visitas nos Centros Comerciais que gere. Atualmente, a Sonae Sierra tem 9 projetos em desenvolvimento, incluindo quatro para clientes, e outros dez novos projetos em carteira.