“Marilyn unseen by Milton H. Greene” marca a estreia mundial de fotografias inéditas em Portugal

CascaiShopping e AlgarveShopping acolhem a estreia mundial da exposição "Marilyn unseen by Milton H. Greene"- A atriz e modelo como nunca a viu, que traz a Portugal as fotografias nunca antes vistas de uma das mais icónicas atrizes e modelos norte-americana. Marilyn Monroe, que se destacou tanto no cinema como na moda, é a protagonista da exposição que, a partir do dia 25 de outubro, vai mostrar fotografias originais numa atmosfera de amizade e confiança com o fotógrafo Milton H. Greene.
Trata-se de uma exposição que vai revelar pela primeira vez, a Portugal e ao mundo, algumas das fotografias mais emblemáticas de Milton H. Greene, fotógrafo americano de moda e de celebridades, falecido em 1985, sendo o seu trabalho mais conhecido as fotografias de Marilyn Monroe.
Milton H. Greene fotografou pela primeira vez Marilyn Monroe em 1953 e após várias sessões fotográficas tornaram-se amigos, sendo este um confidente da atriz e modelo norte-americana. Da relação de amizade e profissional que mantinham o fotógrafo incentivou Marilyn a adotar novas personagens criando as mais emblemáticas fotografias da artista.
No CascaiShopping e no AlgarveShopping vão ser exibidos alguns dos retratos mais famosos como “A Ballerina Awaiting her Cue” (NY, 1954) “The Hooker Sitting” (LA, 1956), fotografias do casamento com Artur Miller, Marylin com o ator Marlon Brando e Sir Lawrence Olivier mas também fotografias inéditas, como algumas das sessões “Bed Sitting” (outubro 1953), “Peasant” (maio 1954) e “Laurel Canyon” (maio 1954) que vão ser apresentadas ao público pela primeira vez nestes dois espaços.
A exposição "Marilyn unseen by Milton H. Greene"- A atriz e modelo como nunca a viu, reúne 63 fotografias originais, com a curadoria de Cristina Albornoz, selecionadas no Arquivo da Coleção Milton H. Greene, e em parceria com a Iconic Images, fundado pelo filho do fotógrafo Joshua Greene, assim como algumas entrevistas em formato vídeo sobre o seu trabalho.
Joana Moura e Castro, Diretora de Marketing da Sonae Sierra, afirma que “Nos últimos anos procurámos introduzir um elemento diferenciador neste projeto de moda, que trouxesse algo inovador aos nossos clientes e visitantes, e por isso introduzimos uma iniciativa cultural que nos permite fazer uma combinação perfeita entre a Arte, enquanto manifestação cultural e criativa, e a Moda que caracteriza os dois centros comerciais. É uma grande honra para o CascaiShopping e para o AlgarveShopping poderem apresentar, pela primeira vez, a nível internacional, este conjunto de fotografias de um dos maiores ícones da moda e do cinema.” E conclui sobre a icónica atriz e modelo “Marilyn Monroe foi e continua a ser uma das mulheres mais emblemáticas do mundo e esta exposição mostra um lado mais intimista, mais real da atriz, com retratos únicos que os visitantes dos dois Centros vão ter oportunidade de ver em exclusivo.”

Uma exposição autêntica e intimista
Milton H. Greene (1922 – 1985) criou um vasto trabalho fotográfico composto por retratos de artistas, músicos e celebridades e com apenas 23 anos era referido como o “Color Photography’s Wonder Boy”. Deixando a sua marca como um dos fotógrafos mais célebres do mundo da fotografia, o seu estilo de fotografar marcou a passagem de uma era que destacou o melhor de Hollywood e do mundo da Moda. Milton fotografou inúmeras celebridades (Marlene Dietrich, Sophia Loren, Frank Sinatra, entre muitos outros), mas o seu trabalho mais notável é com Marilyn Monroe que retrata a sua beleza, talento, espírito e humor, graças em grande parte à cumplicidade que mantinham.
A curadoria da Exposição "Marilyn unseen by Milton H. Greene"- A atriz e modelo como nunca a viu é da responsabilidade de Cristina Carrillo de Albornoz Fisac, ex-diplomata das Nações Unidas que trabalha atualmente como curadora de arte independente nos principais museus de todo o mundo e ainda como crítica de arte e autora de livros.
O projeto expositivo, desenvolvido pelos arquitetos do Mezzo Atelier, procura acentuar a relação entre o fotógrafo e o fotografado numa atmosfera de intimidade dos instantes captados que permitem vislumbrar a pessoa por detrás do ícone. E para materializar esta harmonia, a exposição é-nos apresentada num ambiente único, numa sequência de espaços das várias divisões de uma casa com espaço para o visitante aproveitar o momento, como se estivesse na intimidade de uma casa, que transportam o visitante para o lado mais humano e íntimo. Os elementos criam percursos, ilhas e nichos para descobrir, percorrer e estar.
Ao longo da vigência desta Exposição, e estritamente relacionadas com o tema “Marilyn Monroe”, o AlgarveShopping e o CascaiShopping levarão a cabo a realização de várias ações de Moda, ativações e iniciativas de programação paralela direccionadas ao público em geral, enriquecendo assim a sua experiência.
A Exposição vai estar patente até 26 de novembro. Com entrada gratuita poderá ser visitada todos os dias, entre as 10h00 e as 23h00 no CascaiShopping e AlgarveShopping.
Imagens em alta resolução aqui.

Sobre Milton H. Greene
Nascido em 1922, Milton H. Greene começou a fotografar aos 14 anos. Fotógrafo de moda e celebridades americanas, o nova-iorquino manteve-se ativo por mais de quatro décadas e alcançou a notoriedade devido às fotografias inéditas que tirou à atriz e modelo Marilyn Monroe. Foi fotojornalista e aprendiz de Eliot Elisofon e de Louise Dahl-Wolfe, o fotógrafo conhecido pelas capas e editoriais de moda publicados pela revista Harper Bazaar. Inicialmente conhecido pelas suas fotografias na área da alta-costura, mais tarde foi reconhecido pelos retratos de artistas, músicos, atores e celebridades como: Frank Sinatra, Grace Kelly, Elizabeth Taylor, Sophia Loren, Audrey Hepburn, Andy Warhol, Judy Garland, Alfred Hitchcock, Ava Gardner, Steve McQueen, entre muitos outros. Mas são as fotografias inéditas a Marilyn Monroe que se destacam no trabalho do fotógrafo, as quais lhe valeram muitos prémios e uma grande amizade. Entre os anos de 1953 a 1957, Milton e Marilyn criaram em parceria "Marilyn Monroe Productions", que produziu os filmes "Bus Stop" e "Prince and the Showgirl".

Sobre Cristina Carrillo de Albornoz Fisac Cristina Albornoz trabalha, desde 1996, como curadora nas principais instituições do mundo como o Museu Hermitage em São Petesburgo, a National Gallery em Berlim, o Museu Reina Sofia em Madrid, entre muitos outras instituições, tendo trabalhado para a Coleção Berardo em Portugal. Já foi curadora de exposições sobre Balthus, Fernando Botero e a sua coleção de arte, fotografia de Wim Wenders, Frank Stella, arte indiana do século XX, mestres de fotografia do século XX, entre outros. Em 2016 foi também curadora da Exposição Terry O’Neill – “Faces of the Stars”, que decorreu de 30 de junho a 28 de setembro no Centro Colombo no âmbito do projeto “A Arte Chegou ao Colombo”.

Sobre o AlgarveShopping
Inaugurado em abril de 2001, o AlgarveShopping dispõe de uma Área Bruta Locável (ABL) de 45.000 m2, que engloba um total de 128 lojas. Dada a sua localização, o Centro tem uma grande afluência nos meses de verão, bem como nas vésperas de feriado ou em épocas festivas, alternando o seu fecho entre as 23h00 e as 24h00. Os visitantes deste Centro comercial e de lazer podem ainda usufruir dos 2.533 lugares de estacionamento gratuitos e dos inúmeros serviços que tem à disposição, como cadeiras de rodas, carrinhos de bebé, fraldário, Sala de 1os Socorros, entre outros.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o AlgarveShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.algarveshopping.pt.

Sobre o CascaiShopping
Privilegiadamente localizado na zona de Cascais, numa área de influência de um dos concelhos mais ricos de Portugal, o CascaiShopping dispõe de um público-alvo de cerca de 813.000 habitantes numa zona turística de excelência. Na área total de mais de 73 mil m2 distribuem-se 198 lojas, repletas das mais recentes novidades do mundo da moda e do glamour, para além de sete salas de cinema e 36 restaurantes. O CascaiShopping dispõe de 3.846 lugares de estacionamento gratuitos.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o CascaiShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.cascaishopping.pt e no Facebook www.facebook.com/cascaishopping.