Mater: a exposição fotográfica para ver e sentir a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

Pela primeira vez em 248 anos, a festa de Nossa Senhora d’Agonia, que leva anualmente milhares de pessoas a Viana do Castelo, não se vai festejar nas ruas. Nesta edição, cujo lema é "Sentir as festas d'Agonia" e em que a festa será celebrada em formato digital, também o Estação Viana Shopping reforça este convite e apelo para se sentir as festas no coração.

Assim, de 1 a 31 de Agosto, o Estação Viana Shopping acolhe a exposição fotográfica Mater, do fotógrafo e designer vianense Rui Carvalho, que nasce no âmbito desta edição muito especial da Romaria mas também no âmbito do seu projeto Pulsar Viana – programa cultural do Estação Viana Shopping que desafia os artistas da região do Minho a usar o Centro Comercial enquanto palco.

Mater, que significa “mãe” e nos remete para a “mãe que cuida”, ou seja, para a Nossa Senhora d’Agonia, é uma homenagem e reconhecimento do fotógrafo aqueles a quem devemos a preservação desta tradição, geração após geração. Foi em 1772, com os homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português, que nasceu a rainha das romarias, que ainda hoje é repetida, anualmente, na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria nasceu da fé e devoção dos pescadores de Viana do Castelo à sua padroeira e “Não é só a devoção que as gentes da Ribeira de Viana do Castelo têm pela Senhora d’Agonia, é mais do que isso! É um carinho como de um filho que cuida da sua mãe, um respeito e uma devoção que se transformam em força e garra nos momentos mais difíceis”, afirma Rui Carvalho, o autor.

O Estação Viana Shopping marca assim a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que é uma festa única no panorama nacional e cuja identidade cultural e religiosa é inconfundível. A exposição destina-se a todos vianeses e a todos os que pretendem visitar a cidade durante o próximo mês de agosto, a propósito da Romaria e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da VianaFestas.

De 1 a 31 de agosto os visitantes do Centro vão assim poder encontrar uma mostra de cerca de 30 imagens, com dimensão 3x2 metros, em vários locais do Centro como Praça Central, Piso 1 e Piso 2 e em diversos formatos, numa exposição que pretende impactar não só pela sensibilidade e dimensão das imagens mas também pela variedade de formatos pensados para o espaço do Centro.

O Pulsar Viana é um projeto que visa aproximar a comunidade local, oferecendo aos visitantes do Estação Viana Shopping uma oportunidade única para descobrir mais sobre as regiões de Viana do Castelo e do Minho. Ao abraçar esta iniciativa, o Centro pretende tornar-se no ponto de encontro da arte, cultura e tradição.
O Estação Viana Shopping convida assim todos os seus visitantes a conhecer a Exposição  Mater, de 1 a 31 de agosto, numa verdadeira celebração e homenagem à Romaria de Nossa Senhora d’Agonia cuja inauguração acontece no próximo dia 1 de agosto, pelas 17h na Praça Central do Centro.

Sobre o autor, Rui Carvalho
Rui Carvalho nasceu em 1976, em Viana do Castelo, representando a terceira geração de fotógrafos na família, seguindo os passos do avô e do pai. Licenciado em Design de Comunicação pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto, há 25 anos que está ligado à fotografia.
Através do seu olhar pela objetiva, procura expressar a cultura, as tradições e, acima de tudo, os sentimentos e a vivência do povo.
Em 1993 iniciou uma colaboração ininterrupta com a Comissão de Festas de Senhora d’ Agonia, em várias áreas de conceção, design, imagem e comunicação. É também responsável, desde 2015, pelo registo fotográfico da Romaria d’Agonia para a Comissão de Festas.

Sobre o Estação Viana Shopping
Inaugurado em 2003, o Estação Viana Shopping é a superfície comercial de referência na cidade de Viana do Castelo e na região Minho litoral. Com 92 lojas, distribuídas por três pisos, tem cerca de 19.182 m2 de Área Bruta Locável (ABL). A arquitetura do Centro é única, com a linha do comboio a atravessá-lo. A par com as lojas de roupa, acessórios, sapatarias, decoração, telecomunicações e serviços os visitantes podem usufruir da zona de restauração e dos mais de 600 lugares de estacionamento. O Estação Viana Shopping oferece ainda aos visitantes uma esplanada panorâmica e o vianamini, um espaço infantil gratuito, inspirado na temática dos comboios e destinado a crianças entre os 2 e os 9 anos de idade.
A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Estação Viana Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.estacaoviana.pt e na página de Facebook disponível em www.facebook.com/estacao.viana.