Mater: a exposição fotográfica para ver e sentir a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia

Exposição fotográfica “Mater” inaugura dia 1 de agosto no Estação Viana Shopping

Pela primeira vez em 248 anos, a festa de Nossa Senhora d’Agonia, que leva anualmente milhares de pessoas a Viana do Castelo, não se vai festejar nas ruas. Nesta edição, cujo lema é "Sentir as festas d'Agonia" e em que a festa será celebrada em formato digital, também o Estação Viana Shopping reforça este convite e apelo para se sentir as festas no coração.

Assim, de 1 a 31 de Agosto, o Estação Viana Shopping acolhe a exposição fotográfica Mater, do fotógrafo e designer vianense Rui Carvalho, que nasce no âmbito desta edição muito especial da Romaria mas também no âmbito do seu projeto Pulsar Viana – programa cultural do Estação Viana Shopping que desafia os artistas da região do Minho a usar o Centro Comercial enquanto palco.

Mater, que significa “mãe” e nos remete para a “mãe que cuida”, ou seja, para a Nossa Senhora d’Agonia, é uma homenagem e reconhecimento do fotógrafo aqueles a quem devemos a preservação desta tradição, geração após geração. Foi em 1772, com os homens do mar vindos da Galiza e de todo o litoral português, que nasceu a rainha das romarias, que ainda hoje é repetida, anualmente, na semana do dia 20 de agosto, feriado municipal. A Romaria nasceu da fé e devoção dos pescadores de Viana do Castelo à sua padroeira e “Não é só a devoção que as gentes da Ribeira de Viana do Castelo têm pela Senhora d’Agonia, é mais do que isso! É um carinho como de um filho que cuida da sua mãe, um respeito e uma devoção que se transformam em força e garra nos momentos mais difíceis”, afirma Rui Carvalho, o autor.

O Estação Viana Shopping marca assim a Romaria de Nossa Senhora d’Agonia que é uma festa única no panorama nacional e cuja identidade cultural e religiosa é inconfundível. A exposição destina-se a todos vianeses e a todos os que pretendem visitar a cidade durante o próximo mês de agosto, a propósito da Romaria e conta com o apoio da Câmara Municipal de Viana do Castelo e da VianaFestas.

De 1 a 31 de agosto os visitantes do Centro vão assim poder encontrar uma mostra de cerca de 30 imagens, com dimensão 3x2 metros, em vários locais do Centro como Praça Central, Piso 1 e Piso 2 e em diversos formatos, numa exposição que pretende impactar não só pela sensibilidade e dimensão das imagens mas também pela variedade de formatos pensados para o espaço do Centro.

O Pulsar Viana é um projeto que visa aproximar a comunidade local, oferecendo aos visitantes do Estação Viana Shopping uma oportunidade única para descobrir mais sobre as regiões de Viana do Castelo e do Minho. Ao abraçar esta iniciativa, o Centro pretende tornar-se no ponto de encontro da arte, cultura e tradição.

O Estação Viana Shopping convida assim todos os seus visitantes a conhecer a Exposição  Mater, de 1 a 31 de agosto, numa verdadeira celebração e homenagem à Romaria de Nossa Senhora d’Agonia cuja inauguração acontece no próximo dia 1 de agosto, pelas 17h na Praça Central do Centro.