MIXTURA: exposição fotográfica de intervenção social acontece em Vila Nova de Gaia

Até 31 de outubro o GaiaShopping transforma-se na galeria fotográfica para promover a importância da inserção social e da cidadania ativa em parceria com o Projeto MIXTURA – desenvolvido para dar voz a histórias que muitas vezes passam despercebidas.

“MIXTURA-Comigo-Contigo-Com o Mundo” é o mote da exposição fotográfica de intervenção social que pode ser encontrada no GaiaShopping até dia 31 de outubro e tem como objetivo sensibilizar os visitantes para a importância da inserção social e da cidadania ativa.

Situada no Piso 0, esta mostra, fruto do projeto MIXTURA, conta com fotografias captadas pelos alunos da Escola Secundária Dr. Joaquim Gomes Ferreira Alves, numa iniciativa integrada no Plano Cultural do Plano Nacional das Artes em parceria com a Ritmo Acontece Associação. Cada fotografia não só documenta várias realidades sociais, como também desafia o público a refletir sobre o seu papel na construção de uma sociedade mais equitativa e participativa. A exposição oferece, assim, um espaço para dar voz a histórias muitas vezes silenciadas e para inspirar uma ação cívica que promove a igualdade, a inclusão e o respeito mútuo.

Com o intuito de estimular o desenvolvimento psicossocial, especialmente entre os jovens, através de uma oficina de fotografia, o Projeto MIXTURA foi desenvolvido durante o ano letivo 2023-2024 por duas turmas da ESDJGFA – além dos utentes do Centro Social de S. Pedro, professores e funcionários reformados. Como resultado das oficinas realizadas ao longo do ano, a exposição chega ao GaiaShopping com 51 fotografias, selecionadas pelo formador Julien Reis e procuram capacitar os participantes e visitantes a ver a fotografia como um instrumento de transformação pessoal e comunitária, cada fotografia é um reflexo do poder da arte em que a estética e a cidadania ativa se conjugam.

Através desta mostra o GaiaShopping reafirma o seu compromisso de dar voz a iniciativas com impacto na sociedade e reforça a sua missão de apoiar a arte e a comunidade local enquanto espaço de encontro e partilha.