NorteShopping adere à iniciativa “A TERRA TREME”

O NorteShopping vai aderir à ação de prevenção de âmbito nacional “A TERRA TREME”, no próximo dia 13 de outubro, às 10:13 horas. Promovido pela Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC), este exercício público pretende sensibilizar as diferentes comunidades para a importância da preparação e autoproteção para o risco sísmico.

O exercício “A TERRA TREME” terá a duração de um minuto e qualquer cidadão pode participar nesta iniciativa, individualmente ou em grupo, bastando para tal inscrever-se na iniciativa em www.aterratreme.pt.

No NorteShopping, o exercício contará com a participação da Proteção Civil de Matosinhos e dos Bombeiros Voluntários de São Mamede Infesta e decorrerá na Praça da Restauração. Nesta simulação estarão presentes cerca de 200 crianças da Escola Integrada da Barranha.

Sete minutos após o início desta atividade será feito um Exercício de Busca e Salvamento com cães especializados pela equipa cinotécnica dos Bombeiros Voluntários de São Mamede Infesta. No decurso deste dia, os Bombeiros Voluntários de São Mamede Infesta irão alertar, ainda, para a importância do Kit de Emergência, dando a todos os presentes a oportunidade de tomar contacto com os Equipamentos de Resgate que se encontrarão em exposição no local.

O exercício ajudará a população a conhecer e praticar os 3 gestos que podem salvar vidas em caso de sismo. Durante o exercício, os cidadãos devem BAIXAR-SE sobre os joelhos, uma posição que evita cair em caso de ocorrência de sismo, (também designado por terramoto ou tremor de terra). Deverão PROTEGER a cabeça e o pescoço com os braços e as mãos, procurando abrigar-se, se possível colocando-se sob uma mesa resistente e segurar-se firmemente a ela. Por fim, AGUARDAR até que a ‘terra pare de tremer’.

Pretende-se, sobretudo, envolver todas as comunidades nesta ação de sensibilização, contribuindo de uma forma ativa para o aumento da preparação dos indivíduos, enquanto responsáveis de primeira linha pela sua autoproteção em situação de emergência.

Sobre esta iniciativa, João Fonseca, diretor do NorteShopping salienta que “no âmbito da Política de Responsabilidade Corporativa do Centro, é nosso compromisso para com a comunidade local, informar, sensibilizar e esclarecer a população para questões tão importantes como a segurança, a proteção e a prevenção em situações de risco como esta. Por isso, e uma vez mais, aderimos à iniciativa”.

Todos os centros comerciais da Sonae Sierra irão juntar-se à comemoração deste dia, aderindo à iniciativa “A TERRA TREME”.