NorteShopping assinala Semana Mundial do Glaucoma

• Rastreios ao Glaucoma das 10H00 às 24H00
  • Ação de sensibilização no Fórum da Fnac entre as 15H30m e 16H30m
No âmbito da Semana Mundial do Glaucoma que se assinala de 8 a 14 de março, e em parceria com o Grupo Português de Glaucoma da Sociedade Portuguesa de Oftalmologia (SPO), o NorteShopping será palco de realização no próximo sábado, dia 14 de março, de ações de sensibilização que visam alertar a população para a prevenção desta doença oftálmica que continua a ser uma das principais causas de cegueira no nosso país.

Atualmente, estima-se que mais de 100 mil portugueses sofram de Glaucoma, havendo um previsível aumento da sua incidência devido ao envelhecimento da população no nosso país. Sendo o diagnóstico precoce a forma mais imediata e eficaz para detetar e tratar atempadamente esta patologia, o Grupo Português de Glaucoma irá realizar neste dia, no piso 0 do NorteShopping, entre as 10H00 e as 24H00, vários rastreios à população como forma de dar a conhecer os primeiros sinais da doença, os cuidados a ter logo após a sua deteção, a importância do aconselhamento médico em termos de tratamento e respetivo acompanhamento em termos de consultas e exames.

Paralelamente e entre as 15H30m e as 16H30m, decorrerá no Fórum da Fnac do NorteShopping, uma ação de sensibilização sobre a doença, denominada Beat Invisible Glaucoma - “ladrão silencioso da visão”, dinamizada pelo médico oftalmologista Nuno Lopes do Grupo Português de Glaucoma. Esta iniciativa é aberta a toda a população e visa dar a conhecer o que é o Glaucoma e o seu impacto enquanto principal causa de cegueira irreversível em todo o mundo, alertando para a importância do diagnóstico precoce da doença e para os seus fatores de risco.

Sobre a prevalência do Glaucoma em Portugal e no mundo
O Glaucoma, que afeta de 80 milhões de pessoas em todo o mundo, é uma doença progressiva do nervo ótico e que se não for tratada conduz à cegueira irreversível. Apesar de em Portugal não ter o mediatismo das cataratas ou da retinopatia diabética, o glaucoma representa um problema não só de oftalmologia, mas também de saúde pública, afetando atualmente cerca de 100 portugueses.
É a segunda causa mundial de cegueira (cerca de 9 milhões de cegos por Glaucoma em todo o Mundo) e a primeira causa de cegueira irreversível evitável. Estima-se que mesmo nos países desenvolvidos só cerca de 50% dos portadores de Glaucoma sejam diagnosticados e tratados porque a maioria dos doentes inicialmente não tem alterações visuais percetíveis.

Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 267 lojas, numa área bruta locável superior a 73 mil m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.
Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 30 espaços, oito salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto.
O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.  Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt.