“O CAMINHO MENOS PERCORRIDO” veste a fachada do ViaCatarina Shopping

Já inaugurou a obra vencedora da 5ª edição do VIArtes. O CAMINHO MENOS PERCORRIDO está exposto na fachada do ViaCatarina Shopping, uma obra da autoria do designer e escultor Paulo Ramunni. Localizado numa das mais emblemáticas ruas do Porto, a Rua de Santa Catarina, o ViaCatarina Shopping é paragem obrigatória para todos aqueles que visitam a cidade. Com o apoio da Câmara Municipal do Porto, este é um projeto de arte pública que marca a vida cultural da cidade já há cinco anos.

Com peças expostas por todo o mundo, Paulo Ramunni inspirou-se nos passos de todos aqueles que percorrem, todos os dias, a Rua de Santa Catarina, no Porto. “O CAMINHO MENOS PERCORRIDO” é uma instalação composta por 22 esculturas distribuídas pelos 20 metros de fachada, fixas perpendicularmente pelos seus pés nos espaços livres da parede, entre as janelas e a varanda do edifício. Estas figuras, que representam homens, mulheres e crianças a caminhar na rua, pretendem espelhar o que se passa por baixo da fachada. Feitas em fibra de vidro e em diferentes tons, para contrastarem com o ambiente envolvente, estas esculturas apresentam as dimensões médias reais das figuras humanas. A fachada do Centro torna-se assim uma montra de arte, com uma instalação que interpela as pessoas que caminham despreocupadas, numa chamada de atenção para a forma “desatenta” como vivemos o dia-a-dia, um verdadeiro apelo para uma vivência mais consciente, mais presente.

Para o artista, esta obra pretende impactar quem passa pela rua e, ao mesmo tempo, relembrar que “o «caminho» para uma vida mais consciente, muitas vezes, passa por «percorrer um caminho» diferente e, por isso, menos usado pela maior parte das pessoas”. Para se inspirar, Paulo Ramunni afirma: “olho tudo o que me rodeia e tudo o que não me rodeia, desde as coisas que mexem mais às coisas mais paradas, às que estão fora de mim e às que estão cá por dentro.”.

Paulo Ramunni é designer e escultor desde 1991. O seu trabalho está distribuído por mais de 20 países, tendo estado representado em exposições que passaram, por exemplo, pelo Museu de Arte Moderna de Nova Iorque (N.Y. MoMa), e com peças integradas no livro “Best Of do Design Português” (editado pelo Centro Português do Design), numa seleção das melhores peças de design nacional de sempre.

Tomás Furtado, diretor do ViaCatarina Shopping, refere que “A cada edição do VIArtes somos surpreendidos com projetos inovadores, novas perspetivas para a nossa fachada e inúmeras propostas criativas em que a arte é rainha. Este ano, a obra vencedora revela-nos, mais uma vez, a capacidade dos artistas envolvidos neste projeto nos surpreenderem. «O Caminho menos percorrido» é uma obra que fará todos os que passarem pela Rua de Santa Catarina parar, sendo o reflexo da azáfama diária de uma das ruas mais icónicas da Cidade do Porto, e que acreditamos que irá impactar todos os visitantes, despertando-os para a importância de parar para apreciar arte”.

O VIArtes é, pela 5ª vez consecutiva, uma iniciativa que presta apoio e valorização à Arte. Para além disso, este é um projeto que atrai visitantes e turistas de todos os pontos do país, dada a diferença e criatividade associada.

Durante mais de um ano, a fachada do ViaCatarina Shopping terá um novo rosto, vestindo-se da obra “O CAMINHO MENOS PERCORRIDO”. Com esta iniciativa, o ViaCatarina Shopping volta a reforçar o seu apoio à criação artística, sendo um promotor da arte pública, enquanto veículo de comunicação e envolvimento com a comunidade residente e visitante da cidade do Porto.

Sobre o ViaCatarina Shopping
O ViaCatarina é um espaço carismático e singular, pensado ao pormenor. A excelente localização na zona comercial mais antiga da cidade do Porto, Rua de Santa Catarina, um conjunto de restaurantes que reproduzem a arquitetura tradicional e a oferta diversificada de lojas e serviços completam o vasto leque de ofertas neste Centro Comercial, com 11.713 m2 de Área Bruta Locável (ABL). Situado em plena Baixa Portuense, com 81 lojas e 600 lugares de estacionamento, acessos pedestres pela Rua de Santa Catarina e Rua Fernandes Tomás e acessos ao parque de estacionamento, pela Rua Fernandes Tomás e Rua Formosa, concilia toda a comodidade de um espaço central com a diversidade de acessos.
O ViaCatarina está preparado para receber todos os visitantes, nomeadamente os turistas nacionais ou estrangeiros, que poderão ter uma experiência única de compras, lazer e acesso a informações atualizadas sobre eventos da baixa do Porto e outros locais a visitar. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o ViaCatarina Shopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social.  Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser consultadas no site www.viacatarina.pt.