Obras do grande fotógrafo internacional Albert Watson em exibição no NorteShopping

De 13 de julho a 31 de agosto, o NorteShopping vai ter patente, pela primeira vez em Portugal e pela primeira vez num centro comercial, uma exposição de fotografia do conceituado fotógrafo de celebridades, moda e publicidade, Albert Watson. Localizada nas duas Praças Centrais, no Piso 0, do Centro Comercial, a exposição “KAOS” é uma seleção de 30 fotografias, onde constam algumas das imagens mais emblemáticas de um dos mais reputados fotógrafos da atualidade, como os retratos de Mick Jagger, Alfred Hitchcock ou Steve Jobs.

A exposição “KAOS” apresenta uma abordagem eclética sobre a visão artística de Watson e reúne imagens que transmitem uma mescla intensa de poder, tensão e poesia. O autor recusa criar imagens aborrecidas: “Tudo o que faço tem que ter qualidade cinematográfica ou gráfica, ou uma combinação de ambos”, afirma. Para além disso gosto de surpreender, de criar imagens que fiquem na retina. A seleção que fizemos para a exposição “KAOS” é um excelente exemplo, são todas imagens icónicas, com muito caráter”, conclui.

Albert Watson nascido e criado em Edimburgo, na Escócia é o autor de algumas das fotografias mais icónicas que estão na memória visual de todos nós. Desde as famosas fotos de Alfred Hitchcock, a primeira celebridade que fotografou, e Steve Jobs, às fotos de Kate Moss aos 18 anos e ainda as belas e deslumbrantes paisagens de Las Vegas e Benim. O fotógrafo criou a imagem de centenas de campanhas publicitárias de grandes marcas, como Prada, Gap, Levi's, Revlon e Chanel. No seu currículo soma mais de 100 capas da Vogue e mais de 40 da Rolling Stone. Fez ainda fotografias de dezenas de cartazes de filmes de Hollywood, como "Kill Bill" e "Memórias de uma Geisha".

A sua obra tem marcado presença em alguns dos maiores e mais conceituados museus do mundo, como o MOMA, de Nova Iorque, o Smithsonian ou o Metropolitan Museum of Art.

O famoso fotógrafo, que é considerado um dos 20 fotógrafos mais influentes de todos os tempos, é verdadeiramente genial na forma como consegue combinar a Arte, Moda e Publicidade, a par disso a qualidade e diversidade do seu trabalho têm deixado marca na história da fotografia, enriquecendo a perceção da realidade através da sua visão fotográfica e singular.
O fotógrafo é um verdadeiro perfecionista e acompanha todo o processo fotográfico, desde a captura de imagens até à impressão, para que o resultado final seja totalmente de acordo com os seus elevados padrões de qualidade.
É também por isso que ao longo da sua carreira, Albert Watson tem sido distinguido com inúmeros prémios dos quais se destacam um Grammy, a distinção de carreira atribuída pela Royal Photographic Society ou a Ordem do Império Britânico, atribuída pela Rainha Isabel II.

A curadoria desta exposição é partilhada entre Sandro Resende e Cris Hartmann. Sandro Resende, curador nacional, tem formação em pintura, pelo Instituto de Artes e Ofícios da Fundação Ricardo Espírito Santo, ao longo dos anos tem desempenhado a função de Diretor Artístico de vários projetos e espaços expositivos, com destaque para a P28 associação que trabalha na intenção de expor obras de arte em espaços inusitados, tais como no Projeto Contentores e Janelas.

Cris Hartman é a curadora internacional, que representa Albert Watson na Europa. Cristina Hartmann tem uma galeria de arte em Barcelona, ??que abriu em 2002, a Galeria Hartmann. Já realizou diversas exposições de artistas internacionais como Arnold Newman, Albert Watson, Humberto Rivas, Mark Seliger, Josef Hoflehner ou Leopoldo Pomes. Vive parte do ano em Lisboa, fazendo a curadoria de exposições itinerantes e é marchand de arte para colecionadores particulares.

Para João Fonseca, diretor do NorteShopping, este é um dos acontecimentos do ano. “O NorteShopping eleva a fasquia da qualidade com a exposição de Albert Watson. É um orgulho ter esta exposição patente no nosso Centro. Esperamos que os nossos visitantes apreciem e aproveitem a oportunidade única de ver uma exposição de referência a nível mundial, de forma gratuita e no horário alargado e conveniente do Centro”, comenta.

O NorteShopping coloca assim ao dispor dos seus visitantes uma exposição imperdível assumindo, uma vez mais, o seu papel dinamizador da vivência sociocultural das comunidades envolventes, com uma componente cultural, lúdica e de lazer.

Sobre o NorteShopping
Inaugurado em outubro de 1998, o NorteShopping, reconhecido pela sua dimensão, diferenciação e caráter inovador, é líder na sua área de influência. Inspirado na temática da Indústria, as peças presentes na sua decoração, assim como a sua dimensão, fazem com que seja o único Centro do norte do país onde se pode encontrar uma enorme variedade de produtos e serviços. Atualmente dispõe de 231 lojas, numa Área Bruta Locável (ABL) de 54.630 m2, que garantem uma oferta comercial completa onde se podem encontrar marcas de prestígio, nacionais e internacionais, algumas das quais disponíveis só neste Centro.
Dispõe, também, de uma zona de restauração com mais de 30 espaços, oito salas de cinema, estacionamento gratuito, serviço VIP de estacionamento personalizado (Mr. Parking), recreio infantil (NorteLand) e Health & Fitness Club (Solinca). A sua localização estratégica constitui um fator diferenciador para quem o visita, já que conta com o apoio de uma vasta rede de transportes públicos e com uma estação de metro (Sete Bicas) que permite uma fácil deslocação para os principais pontos da cidade do Porto. O Centro conta, ainda, com um espaço para Exposição de Arte (Silo – Espaço Cultural), da autoria do Arquiteto Souto Moura, e que tem atraído, desde a sua inauguração em 1999, bastantes visitantes e, em particular, turistas. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o NorteShopping assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro podem ser  consultadas no site www.norteshopping.pt, na mobile app (IOS e android) e na página de FaceBook em https://www.facebook.com/centronorteshopping.