“Os Maias — Uma Visão Insular” em exposição no Parque Atlântico

Ponta Delgada, 9 de julho de 2021

A exposição do Arquivo Tavares Carreiro sobre a obra de Eça de Queiroz vai estar patente até 24 de julho.

A partir das 10 horas desta sexta-feira, o Parque Atlântico, em parceria com a Biblioteca Pública e o Arquivo Regional de Ponta Delgada, recebe a exposição “Os Maias — Uma Visão Insular”. A mostra, que é uma espécie de portal do tempo para o século XIX, estará patente no Piso 0 do centro comercial, até 24 de julho.
De testemunhos do manuscrito a provas fotográficas, passando por recortes de jornais e correspondência trocada na época, há vários documentos do impressionante Arquivo Tavares Carreiro que os visitantes podem conhecer gratuitamente.

O arquivo tem assinatura de José Bruno Tavares Carreiro, natural dos Açores, que, em 1903, quando estudava em Coimbra, se apaixonou de tal forma pelo romance entre Maria Eduarda e Carlos da Maia que escreveu uma peça de teatro baseada neste amor. Esta exposição conta, no fundo, a fascinante história da primeira adaptação a teatro da obra “Os Maias”, de Eça de Queirós, criada pelo ilustre açoriano.

Esta mostra faz parte da iniciativa “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra que tem como objetivo apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural. Ao longo de 2021, serão realizadas várias atividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a tornar a cultura acessível a todos os portugueses, do norte ao sul, dos Açores à Madeira.

Data: 9 a 24 de julho
Hora: 2ª feira a domingo, das 08h00 às 22h00 (centro), e lojas das 10h00 às 22h00
Entrada: gratuita
Local: Parque Atlântico, Piso 0 (entre o barco e o guincho)