Parque Atlântico apresenta projetos do Programa de Apoio à Atividade Artística dos Açores

Ponta Delgada, 25 de janeiro de 2022

O “Pavilhão PARES” revela os trabalhos dos 21 artistas apoiados nos últimos três anos.

Até 20 de fevereiro, o Parque Atlântico apresenta os projetos e artistas que fazem parte do PARES — Programa de Apoio à Atividade Artística nos Açores, lançado pela Associação Cultural Anda&Fala, com o apoio do Centro Comercial, ao longo dos últimos três anos. Das artes visuais ao cinema, pode ver os vários trabalhos para ver num pavilhão temporário localizado no corredor do piso 0, entre o barco e o guincho.

Neste espaço, através de uma estrutura construída em madeira de criptome´ria, é possível ver testemunhos em vídeo de cada um dos autores dos projetos do PARES, assim como conhecer os trabalhos realizados desde o lançamento do programa.

Com o mecenato do Parque Atlântico, o “Pavilha~o PARES”, o projeto do arquiteto açoriano João Rebelo e comissionado pela Anda&Fala, oferece assim uma visa~o sobre as atividades apoiadas entre 2019 e 2021, e que confirmam o dinamismo do ecossistema cultural independente nos Ac¸ores.

Desde a sua criação, o programa, que envolve as várias áreas de expressão artística contemporânea, recebeu cerca de 50 candidaturas, tendo apoiado um total de 21 artistas e projetos, concretizados nas ilhas de São Miguel, Santa Maria, Terceira Faial e São Jorge. Neste momento, encontram-se abertas as inscrições para a quarta edição (https://andafala.org/PARES_2022?site=andafala).

Para João Pedro Mota, diretor do Parque Atlântico, “é não só um orgulho para o Parque Atlântico apoiar desde o início este programa tão importante para a atividade artística dos Açores, como receber o resultado final no Centro, servindo de palco para partilhar todo o talento local com a comunidade”.

O “Pavilhão PARES” faz parte da iniciativa “Cultura no Centro”, o projeto da Sonae Sierra que tem como propósito apoiar artistas e entidades nacionais de âmbito cultural, através da realização de várias atividades e movimentos artísticos nos centros comerciais geridos pelo grupo, de forma a tornar a cultura acessível a todos.

Data: 22 de janeiro a 20 de fevereiro
Local: Parque Atlântico, entre o barco e o guincho, piso 0
Entrada: gratuita

Sobre o PARES
O PARES e´ o Programa de Apoio a` Atividade Artística nos Ac¸ores lançado pela Anda&Fala - Associac¸a~o Cultural em 2019, e apoiado pelo Parque Atlântico, que destina anualmente 5000€ para apoiar artistas e agentes que desenvolvam o seu trabalho na regia~o, através da atribuição de micro bolsas de financiamento. O programa recebe candidaturas de todas as a´reas de expressão artística contemporânea - artes visuais, artes performativas, mu´sica, literatura e cinema, desde que envolvam atividades nos âmbitos da criação, apresentação e circulação, dentro ou fora da regia~o dos Ac¸ores. As bolsas de micro financiamento, com um valor mínimo de 250€ e máximo de 750€ por candidatura, distribuem o total de 5000€ anuais por ate´ 20 atores ou agentes artísticos, cuja escala de atuac¸a~o na~o lhes permite aceder a outros apoios ou fontes de financiamento, mas cujo trabalho e´ fundamental para potenciar a atividade artística e garantir a sustentabilidade do ecossistema cultural açoriano.

Sobre o Parque Atlântico
Em funcionamento desde 2003, o Parque Atlântico é o maior Centro Comercial e de Lazer da Ilha de S. Miguel. Com vista sobre Ponta Delgada, o Centro oferece 87 lojas, a maior parte das quais únicas no arquipélago, de 2ª a domingo das 10h00 às 22h00.  Os 1.115 lugares de estacionamento gratuitos servem 22.425 m2 de Área Bruta Locável. A área de restauração variada, o hipermercado Continente, e as lojas especializadas em eletrónica e eletrodomésticos distinguem o Parque Atlântico como o mais diversificado espaço comercial da ilha. A par da experiência única de compras e de lazer que oferece aos seus clientes, o Parque Atlântico assume a responsabilidade de dar um contributo positivo para um mundo mais sustentável, trabalhando ativamente para um desempenho excecional nas áreas ambiental e social. Todas as iniciativas e novidades sobre o Centro Comercial e de Lazer podem ser acompanhadas pelo site www.parqueatlanticoshopping.pt.