Ponta Delgada recebe exposição que promove sustentabilidade e criatividade dos jovens

Entre 11 e 26 de maio, o Parque Atlântico é palco de uma mostra que apresenta o trabalho vencedor do concurso “GIOTTO és tu”, da Escola Roberto Ivens.

A obra “Noite Estrelada”, de Van Gogh, foi recriada por alunos do 2.º ciclo da Escola Básica Roberto Ivens, em Ponta Delgada, e foi uma das peças premiadas no concurso “GIOTTO és tu”, da FILA IBÉRIA. Agora, pode ser vista na exposição disponível no centro comercial Parque Atlântico, juntamente com outros trabalhos dos jovens artistas desta escola dos Açores, de 11 a 26 de maio.

Este projeto desafia a criatividade e demonstra a destreza artística dos jovens, mas também incorpora valores essenciais de sustentabilidade ao reutilizar marcadores Giotto já sem uso, dando-lhes uma segunda vida através da arte. O quadro assinado pela turma do 6.º D foi o grande vencedor na categoria do 2.º ciclo.

Além desta peça, a exposição patente no Piso 0 do Parque Atlântico inclui obras de alunos de outras turmas da Escola Básica Roberto Ivens, que foram criadas, na sua maioria, com vista a trabalhar os valores da reutilização e a ajudar na redução de resíduos, sob o mote: “2nd Life: Não deites fora, reutiliza-os!”.

O artista eleito da maior parte dos quase 60 alunos que participaram foi Van Gogh, pelo que nesta mostra não faltam recriações de pinturas deste reconhecido nome. Contudo, a exposição conta com trabalhos inspirados em obras de outros distintos artistas, como Pablo Picasso, Joan Miró, Mondrian, Keith Haring, Paula Rego, Carlos Carreiro, Pollock, Salvador Dali, Vhills e Paul Klee.

“É para o Parque Atlântico um enorme gosto receber momentos culturais protagonizados por aqueles que poderão vir a ser os grandes artistas de amanhã. Esta exposição vem reforçar o compromisso do Centro não só para com a cultura, mas também com a sustentabilidade, além de permitir proporcionar um momento de lazer diferente à comunidade local”, refere João Pedro Mota, diretor do Parque Atlântico.

Data: 11 a 26 de maio
Local: São Miguel, Ponta Delgada, Parque Atlântico, Piso 0
Entrada: livre

Sobre o Parque Atlântico